00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3289
Tipo: Dissertação
Título: Marcas conversacionais no gênero midiático entrevista televisiva
Título(s) alternativo(s): Conversational Marks on Media Genre Television Interview
Autor(es): Pedrosa, Aléssia Pontes Moraes
Primeiro Orientador: Santos, Maria Francisca Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Cristiano Lessa de
metadata.dc.contributor.referee2: Silveira, Maria Inez Matoso
Resumo: O objetivo deste trabalho é estudar a ocorrência das marcas conversacionais, enfatizando a importância dos pares adjacentes, observando e analisando como eles contribuem para o desenvolvimento do tópico discursivo. Esta pesquisa está situada na Análise da Conversação (AC), área da Linguística que faz parte da linha dos Estudos Textuais. Os estudos conversacionais surgiram nos anos 60 e estão inseridos na área da Etnometodologia e da etnografia da comunicação (MARCUSHI, 2003). É uma área de pesquisa que estuda a organização social da conversação natural por intermédio de transcrições detalhadas, de gravações de áudio, vídeo ou ambos. O trabalho tem por base os teóricos: Marcuschi (1986), Fávero, Andrade e Aquino (2006; 2012), Kerbrat-Orecchioni (2006), Santos (1999, 2004), entre outros, utilizando um corpus formado por entrevistas transcritas de um programa de televisão de rede nacional. O corpus foi transcrito seguindo convenções postuladas por Marcuschi (2003) e Preti (2006). Esta pesquisa é de natureza qualitativa, entendida por Flick (2004; 2009) como estudo das relações sociais, que põem em relevo as esferas da vida do homem. Este tema é muito relevante pois destaca a oralidade e analisa termos tão significativos que sem a presença deles a conversa nem mesmo acontece, justificando assim sua importância acadêmica e social, pois a conversa é o principal elemento de interação humana e seus estudos dispõem de pouca divulgação. Portanto, como resultados, visualizamos a tipologia das perguntas e respostas em entrevistas, identificadas como perguntas abertas, fechadas, retóricas, contextualizadas, entre outras, abrindo assim um leque variado de respostas, possibilitando analisá-las
Abstract: The objective of this work is to study the occurence of conversational marks,emphasizing the importance of adjacent pairs,observing and analyzing how they contribute to the development of the discursive topic. This research is located in the analyzis of conversation (AC), area of linguistics that is part of the Line of Text Studies. Conversational studies emerged in the 1960s and are embedded in the area of ethnomethodology and ethnography of communication (MARCUSHI,2003). It is a research area that studies the social organization of natural conversation through detailed transcriptions, audio recordings video or both. The work is based on the theorists: Marcuschi (1986), Fávero, Andrade and Aquino (2006,2012), KerbratOrecchioni (2006), Santos (1999,2004) among others, using a corpus formed by transcribed interviews of national network television program. The corpus was transcribed following conventions postulated by Marcushi (2003) and Preti (2006). This research is of a qualitative nature, understood by Flick (2004;2009) as a study of a social relations, which highlights the spheres of human life. This topic is very relevant because it highlights orality and analyzes such significant term that without the presence of them,the conversation does not even happen,thus justifying their academic and social importance,since the conversation is the main element of human interaction and their studies have little disclosure. Therefore, as a result, we visualize the typology of questions and answers in inteviews, identified as open questions, closed questions, rhetorical questions, contextualized questions and other, thus opening a wide range of responses, making possible to analyze them.
Palavras-chave: Estudos conversacionais
Gêneros midiáticos
Entrevista televisiva
Pares conversacionais
Análise da conversação
Conversational studies
Media genres
TV interviews
Conversational couples
Discussion of the conversation
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: PEDROSA, Aléssia Pontes Moraes. Marcas conversacionais no gênero midiático entrevista televisiva. 2018. 134 f. Dissertação (Mestrado em linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3289
Data do documento: 9-abr-2018
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcas conversacionais no gênero midiático entrevista televisiva.pdf968.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.