00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3289
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Maria Francisca Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9020004846971255pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Cristiano Lessa de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1436093029977246pt_BR
dc.contributor.referee2Silveira, Maria Inez Matoso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1877904100434370pt_BR
dc.creatorPedrosa, Aléssia Pontes Moraes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6413068864709554pt_BR
dc.date.accessioned2018-08-22T18:25:20Z-
dc.date.available2018-08-22-
dc.date.available2018-08-22T18:25:20Z-
dc.date.issued2018-04-09-
dc.identifier.citationPEDROSA, Aléssia Pontes Moraes. Marcas conversacionais no gênero midiático entrevista televisiva. 2018. 134 f. Dissertação (Mestrado em linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3289-
dc.description.abstractThe objective of this work is to study the occurence of conversational marks,emphasizing the importance of adjacent pairs,observing and analyzing how they contribute to the development of the discursive topic. This research is located in the analyzis of conversation (AC), area of linguistics that is part of the Line of Text Studies. Conversational studies emerged in the 1960s and are embedded in the area of ethnomethodology and ethnography of communication (MARCUSHI,2003). It is a research area that studies the social organization of natural conversation through detailed transcriptions, audio recordings video or both. The work is based on the theorists: Marcuschi (1986), Fávero, Andrade and Aquino (2006,2012), KerbratOrecchioni (2006), Santos (1999,2004) among others, using a corpus formed by transcribed interviews of national network television program. The corpus was transcribed following conventions postulated by Marcushi (2003) and Preti (2006). This research is of a qualitative nature, understood by Flick (2004;2009) as a study of a social relations, which highlights the spheres of human life. This topic is very relevant because it highlights orality and analyzes such significant term that without the presence of them,the conversation does not even happen,thus justifying their academic and social importance,since the conversation is the main element of human interaction and their studies have little disclosure. Therefore, as a result, we visualize the typology of questions and answers in inteviews, identified as open questions, closed questions, rhetorical questions, contextualized questions and other, thus opening a wide range of responses, making possible to analyze them.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudos conversacionaispt_BR
dc.subjectGêneros midiáticospt_BR
dc.subjectEntrevista televisivapt_BR
dc.subjectPares conversacionaispt_BR
dc.subjectAnálise da conversaçãopt_BR
dc.subjectConversational studiespt_BR
dc.subjectMedia genrespt_BR
dc.subjectTV interviewspt_BR
dc.subjectConversational couplespt_BR
dc.subjectDiscussion of the conversationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleMarcas conversacionais no gênero midiático entrevista televisivapt_BR
dc.title.alternativeConversational Marks on Media Genre Television Interviewpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é estudar a ocorrência das marcas conversacionais, enfatizando a importância dos pares adjacentes, observando e analisando como eles contribuem para o desenvolvimento do tópico discursivo. Esta pesquisa está situada na Análise da Conversação (AC), área da Linguística que faz parte da linha dos Estudos Textuais. Os estudos conversacionais surgiram nos anos 60 e estão inseridos na área da Etnometodologia e da etnografia da comunicação (MARCUSHI, 2003). É uma área de pesquisa que estuda a organização social da conversação natural por intermédio de transcrições detalhadas, de gravações de áudio, vídeo ou ambos. O trabalho tem por base os teóricos: Marcuschi (1986), Fávero, Andrade e Aquino (2006; 2012), Kerbrat-Orecchioni (2006), Santos (1999, 2004), entre outros, utilizando um corpus formado por entrevistas transcritas de um programa de televisão de rede nacional. O corpus foi transcrito seguindo convenções postuladas por Marcuschi (2003) e Preti (2006). Esta pesquisa é de natureza qualitativa, entendida por Flick (2004; 2009) como estudo das relações sociais, que põem em relevo as esferas da vida do homem. Este tema é muito relevante pois destaca a oralidade e analisa termos tão significativos que sem a presença deles a conversa nem mesmo acontece, justificando assim sua importância acadêmica e social, pois a conversa é o principal elemento de interação humana e seus estudos dispõem de pouca divulgação. Portanto, como resultados, visualizamos a tipologia das perguntas e respostas em entrevistas, identificadas como perguntas abertas, fechadas, retóricas, contextualizadas, entre outras, abrindo assim um leque variado de respostas, possibilitando analisá-laspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcas conversacionais no gênero midiático entrevista televisiva.pdf968.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.