00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Tese
Título: A memória dos esquecidos: narrativas dos sujeitos partícipes das ações do Mobral Cultural no Sertão de Alagoas
Título(s) alternativo(s): The memory of the forgotten: narratives of the participants subjects of the Cultural Mobral actions in the baclands of Alagoas
Autor(es): Silva, Jailson Costa da
Primeiro Orientador: Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
metadata.dc.contributor.referee1: Paiva, Jane
metadata.dc.contributor.referee2: Fávero, Osmar
metadata.dc.contributor.referee3: Amorim, Roseane Maria de
metadata.dc.contributor.referee4: Lima, Walter Matias
Resumo: Este trabalho registrou as ações desenvolvidas pelo Programa Mobral Cultural, implementado pelo Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), no município de Santana do Ipanema-AL (1973-1985). Teve como objetivo compreender – a partir da tessitura das histórias e memórias, como os sujeitos do sertão alagoano experienciaram e ressignificaram as ações culturais desenvolvidas pelo Mobral em um contexto de Ditadura civil-militar. Partiu da seguinte problematização: Quais foram as contribuições e ressignificações experienciadas pelos sujeitos sertanejos, no campo das ações culturais do Mobral? Fundamentou-se nos estudos de: Certeau (2011a; 2011b; 2012), Lahire (2006; 2013), Bosi A. (1992), Brandão (2002a; 2002b) Fávero (1983), Freire (2011a; 2011b), entre outros. Os depoimentos dos sujeitos envolvidos foram colhidos através de entrevistas, por meio da abordagem qualitativa da história oral, com base nos postulados teóricos de Alberti (2008), Portelli (2010), Amado (1995b) e Bosi E. (1994) privilegiando, também, a fotografia como fonte, usando Cartier-Bresson (1971), Guran (2011), Leite (1993) e Mauad (1996). As fontes orais e visuais trouxeram novas reflexões em relação ao lugar – sertão alagoano. O que me fez perceber as contribuições e ressignificações que foram possíveis no contexto da investigação, entre elas a apropriação dos artistas locais das ações culturais desenvolvidas em um Movimento marcado pela Ditadura civil-militar.
Abstract: This work was recorded as actions developed by the Programa Mobral Cultural, implemented by Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), in the municipality of Santana do Ipanema-AL (1973-1985). It aimed to understand - from the texture of stories and memories, how the subjects of the Alagoan backwoods experienced and re-signified the cultural actions developed by Mobral in a context of civil-military Dictatorship. It started from the following problematization: What were the contributions and resignifications experienced by the country person subjects, in the field of the cultural actions of the Mobral? It was based on the studies of: Certeau (2011a; 2011b; 2012), Lahire (2006; 2013), Bosi A. (1992), Brandão (2002a; 2002b) Fávero (1983), Freire (2011a; 2011b), among others. The interviews of the subjects involved were collected through interviews, through the qualitative approach of oral history, based on the theoretical postulates of Alberti (2008), Portelli (2010), Amado (1995b) and BosiE. (1994) privileging, also, the photography as source, using Cartier-Bresson (1971), Guran (2011), Leite (1993) and Mauad (1996). The oral and visual sources brought new reflections regarding the place - the Alagoan backwoods. What made me realize the contributions and resignifications that were possible in the context of the investigation, among them the appropriation of the local artists of the cultural actions developed in a Movement marked by the civil-military Dictatorship.
Palavras-chave: Mobral Cultural
Sertão de Alagoas
Memórias
Narrativas
Cultural Mobral
Memory
Narratives
backwoods Alagoan
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Jailson Costa da. A memória dos esquecidos: narrativas dos sujeitos partícipes das ações do Mobral Cultural no Sertão de Alagoas. 2018. 225 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3214
Data do documento: 27-mar-2018
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