Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3206
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Um modelo de avaliação de aprendizagem de História baseado em projetos e mapas conceituais
Other Titles: A model of evaluation of history learning based on conceptual projects and maps
metadata.dc.creator: Santos, Patricia Maria dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Evandro de Barros
metadata.dc.contributor.referee3: Bastos Filho, Jenner Barretto
metadata.dc.description.resumo: Esse estudo teve como foco pesquisar o estudo da disciplina de História com Ciência, auxiliada pela técnica de criação de Mapas Conceituais e da abordagem de Aprendizagem Baseada em Projetos - PBL que se apoia nas bases do construtivismo, que entende que o indivíduo aprende melhor praticando e interagindo com o meio e com outros indivíduos, onde cada um possui seu próprio conhecimento de forma a surgir inquietações e novos aprendizados entre seus pares. Logo, a proposta do referido trabalho é analisar se houve crescimento cognitivo através de uma avaliação do uso da abordagem da PBL, no conteúdo de História, em aprendizes de uma turma do 9º Ano da Escola Estadual Professor José da Silveira Camerino, em 2016. O estudo foi desenvolvido através de uma pesquisa qualitativa e de estudo de caso onde os resultados mostraram que houve o desenvolvimento da aprendizagem do conteúdo de História estudado pelos aprendizes, bem como o crescimento cognitivo deles através do desenvolvimento de projetos, da modelagem do conhecimento adquirido representado nos mapas Conceituais. A pesquisa também comprovou os benefícios alcançados com o uso da abordagem de PBL no desenvolvimento da aprendizagem dos aprendizes, através da criação de um Modelo Avaliativo de Aprendizagem Cognitiva do ensino de História, que explicita as etapas realizadas durante o desenvolvimento da aprendizagem do conteúdo de História pelos alunos.
Abstract: This study focused on the study of the discipline of History with Science, aided by the technique of creation of Conceptual Maps and the Approach of Project Based Learning (PBL), which relies on the bases of constructivism, which understands that the individual learns better by practicing and interacting with the environment and with other individuals, where each one possesses his / her own knowledge in order to create restlessness and new learning among his / her peers. Therefore, the purpose of this study is to analyze if there was cognitive growth through an evaluation of the use of the PBL approach, in the content of History, in apprentices of a class of the 9th Year of the State School Professor José da Silveira Camerino in 2016. The study was developed through a qualitative research and case study where the results showed that there was the development of learning of the content of History studied by the learners, as well as their cognitive growth through the development of projects, the modeling of the acquired knowledge represented in the Conceptual maps. The research also demonstrated the benefits achieved through the use of the PBL approach in the development of apprenticeship learning through the creation of an Evaluation Model of Cognitive Learning of History teaching, which explains the steps taken during the development of learning the content of History by the students.
Keywords: Modelagem computacional
Aprendizagem baseada em projetos
História - Ensino e aprendizagem
Computational modeling
Project-based learning
History - Teaching and learning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento
Citation: SANTOS, Patricia Maria dos. Um modelo de avaliação de aprendizagem de História baseado em projetos e mapas conceituais. 2018. 62 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) – Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3206
Issue Date: 30-May-2018
Appears in Collections:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.