00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
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Tipo: Dissertação
Título: Análise dos preditores da intenção de utilizar a rede social Facebook: uma aplicação da teoria da ação planejada
Título(s) alternativo(s): Analysis of predictors of intention to use facebook: an application of the Theory of Planned Action
Autor(es): Santos Junior, Jorge Alves dos
Primeiro Orientador: Fernandes, Sheyla Christine Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Freires, Leogildo Alves
metadata.dc.contributor.referee2: Pichelli, Ana Alayde Werba Saldanha
Resumo: O Facebook é uma rede social de grande impacto, dentre as redes sociais é a que possui maior número de usuários em uma rede social composta por milhões de pessoas é possível encontrar os mais variados comportamentos. Nesse sentido, a Teoria da Ação Planejada se apresenta como uma teoria que pode auxiliar na compreensão e previsão dos comportamentos. Esta dissertação teve como objetivo analisar os determinantes da intenção em utilizar o Facebook, tomando como base a TAP. Esta dissertação é composta por três artigos, um teórico e dois empíricos e cada capítulo é composto por cada um desses artigos. O primeiro artigo teve como objetivo discutir, através de uma revisão teórica, as interfaces entre a Teoria da Ação Planejada e o uso do Facebook, bem como a contribuição que a teoria pode dar para a compreensão deste fenômeno. Este artigo concluiu que o que se percebe é ainda um número pequeno de estudos que investigam os fatores relacionados ao uso do Facebook, principalmente no Brasil. A TAP é uma teoria que pode fornecer dados mais completos acerca do uso desta rede social, resultados que podem ser usados para servir de base na elaboração de estratégias que visem modificar comportamentos tanto positivos quanto negativos. O segundo artigo tratou-se de um estudo empírico, responsável pela primeira parte desta pesquisa e teve como objetivo compreender as crenças referentes ao uso do Facebook à luz da Teoria da Ação Planejada. Foram realizadas entrevistas com 29 estudantes de instituições de ensino superior pública e privada da cidade de Maceió, com idade entre 19 e 37 anos. Os dados foram transcritos e transformados em um corpus para análise no software IRAMUTEQ. Foram realizadas a Análise Hierárquica Descendente e Análise de Similitude. A partir da Classificação Hierárquica Descendente (CHD), foram analisados 281 segmentos de texto (ST). Foi possível evidenciar, em linhas gerais, que o uso do Facebook está atrelado ao objetivo principal de interligar e facilitar a comunicação entre as pessoas e, secundariamente, como fonte de notícias ou busca por vagas de emprego, por exemplo. O software mostrou-se útil e eficaz para análise de conteúdo das entrevistas. O terceiro artigo teve como objetivo identificar os fatores que influenciam as intenções comportamentais de utilizar o Facebook tomando como base os preceitos da Teoria da Ação Planejada. A primeira etapa descrita no segundo artigo serviu de base para o desenvolvimento desta segunda etapa. A amostra foi constituída por 309 sujeitos, sendo 63,1% do sexo feminino (n=195), 36,9% do sexo masculino (n=114). A idade variou entre 18 e 56 anos (M= 28,45; DP=7,515). Esta etapa apresenta evidências de validade do Questionário de Normas e Atitudes frente ao Facebook QANUF, um instrumento composto por 2 fatores, o primeiro corresponde às normas subjetivas. Foram evidenciadas correlações positivas entre as atitudes favoráveis ao uso do Facebook e a frequência de acesso semanal. As normas subjetivas não apresentaram correlações significativas com a utilização do Facebook. De modo geral, concluiu-se que o uso do Facebook é influenciado por fatores atitudinais e normativos. Estes achados que podem ser utilizados para ajudar a compreender os fatores envolvidos no uso do Facebook e auxiliar a criação de medidas que visem evitar o uso prejudicial. A partir dos dados obtidos por meio do segundo modelo definido, pode-se concluir que os fatores determinantes da intenção de utilizar o Facebook são principalmente as normas subjetivas, seguidas pelas atitudes. Desta forma, ao se realizar intervenções educativas com usuários, é importante que as mesmas sejam voltadas para a modificação das variáveis atitude e normas. Espera-se que estes resultados possam auxiliar na criação de medidas que envolvam o uso do Facebook.
Abstract: Facebook is a social network of great impact, among social networks is the one with the largest number of users in a social network composed of millions of people it is possible to find the most varied behaviors. In this sense, the Theory of Planned Action presents itself as a theory that can aid in the understanding and prediction of behaviors. This dissertation aimed to analyze the determinants of intention to use Facebook, based on TAP. This dissertation is composed of three articles, one theoretical and two empirical, and each chapter is composed of each of these articles. The first article had as objective to discuss, through a theoretical revision, the interfaces between the Theory of Planned Action and the use of Facebook, as well as the contribution that the theory can give to the understanding of this phenomenon. This article concluded that what is perceived is still a small number of studies that investigate the factors related to the use of Facebook, mainly in Brazil. TAP is a theory that can provide more complete data about the use of this social network, results that can be used to serve as a basis in the development of strategies that aim to modify both positive and negative behaviors. The second article was an empirical study, responsible for the first part of this research and aimed to understand the beliefs regarding the use of Facebook in light of the Theory of Planned Action. Interviews were conducted with 29 students from public and private higher education institutions in the city of Maceió, aged between 19 and 37 years. The data were transcribed and transformed into a corpus for analysis in the IRAMUTEQ software. The Descending Hierarchical Analysis and Similitude Analysis were performed. From the descending hierarchical classification (CHD), 281 text segments (ST) were analyzed. It was possible to show, in general terms, that the use of Facebook is linked to the main objective of interconnecting and facilitating communication between people and, secondarily, as news source or search for job openings, for example. The software proved to be useful and effective for content analysis of interviews. The third article aimed to identify the factors that influence the behavioral intentions of using Facebook based on the precepts of the Theory of Planned Action. The first step described in the second article served as the basis for the development of this second stage. The sample consisted of 309 subjects, 63.1% female (n = 195), 36.9% male (n = 114). Age ranged from 18 to 56 years (M = 28.45, SD = 7.515). This stage presents evidence of validity of the ANUF Scale, an instrument composed of 2 factors, the first one corresponds to subjective norms. Positive correlations were found between attitudes favorable to using Facebook and the frequency of weekly access. The subjective norms did not present significant correlations with the use of Facebook. Overall, it was concluded that the use of Facebook is influenced by attitudinal and normative factors. These findings can be used to help understand the factors involved in using Facebook and help create measures to avoid harmful use. From the data obtained through the second defined model, it can be concluded that the determinants of the intention to use Facebook are mainly subjective norms, followed by attitudes. Thus, when carrying out educational interventions with users, it is important that they are aimed at modifying attitude and standards variables. It is hoped that these results can help in creating measures that involve the use of Facebook.
Palavras-chave: Teoria da ação planejada
Facebook
Atitudes
Intenção
Theory of Planned Action
Attitude
Intention
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: SANTOS JÚNIOR, Jorge Alves dos. Análise dos preditores da intenção de utilizar a rede social facebook: uma aplicação da teoria da ação planejada. 2018. 73 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Programa de Pós Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3191
Data do documento: 28-mar-2018
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