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metadata.dc.type: Tese
Title: Entre o etéreo e a matéria: a dialética do visionário na obra poética de Murilo Mendes
Other Titles: Between ethereal and matter: the dialectic of the visionary in the poetry of Murilo Mendes
metadata.dc.creator: Leão, Gustavo Henrique de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Moreira, Fernando Otavio Fiúza
metadata.dc.contributor.referee1: Martins, Ana Claudia Aymoré
metadata.dc.contributor.referee2: Magalhães, Belmira Rita da Costa
metadata.dc.contributor.referee3: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee4: Nobrega, Maria Marta dos Santos Silva
metadata.dc.description.resumo: A poesia de Murilo Mendes possui características que a distinguem de maneira considerável da produção poética brasileira. Dentre essas características se encontra, com destaque, a sua capacidade de, como percebeu Manuel Bandeira, conciliar contrários. A amizade com Ismael Nery e o contato com sua filosofia essencialista, aliados à adesão do poeta ao catolicismo, contribuíram para essa peculiaridade da poesia muriliana, já que nela tanto o essencialismo quanto a fé cristã são postos em contato estreito com impulsos de ordem materialista. O presente estudo se propõe a construir um viés de leitura da obra poética de Murilo Mendes que leve em conta a influência tanto do essencialismo e da religiosidade, ambas evidentes na biografia do autor e em momentos significativos de sua poesia, quanto do contato íntimo com o mundo material em seus versos, o que também se evidencia de maneira explícita e implícita em sua obra. A aproximação e o choque entre essas duas tendências – que possuem bases nas antagônicas tradições materialista e idealista da filosofia – na poesia muriliana é responsável, inclusive, pelo seu aspecto contrastante. Tal aspecto elege o materialismo dialético, elaborado por Karl Marx e Friedrich Engels, como sendo a perspectiva filosófica mais próxima da visão do eu-lírico muriliano. É através dessa perspectiva que este trabalho constrói a categoria da dialética do visionário, também validada pelas contribuições de Merquior, que chamou a estética da poesia muriliana de poética do visionário. Considerando a realidade como uma instância composta por contradições, transformações e em movimento constante, a dialética do visionário transpõe para a poesia de Murilo Mendes a lógica dialética da realidade material. Trata-se também de uma categoria que considera a influência do surrealismo sobre a obra muriliana como uma forma de reproduzir esteticamente essa lógica, que acontece, inclusive, na fusão entre subjetividade (sonho, inconsciente) e objetividade (realidade material).
Abstract: The poetry of Murilo Mendes has characteristics that distinguish it in a considerable way from Brazilian poetic production. Among these characteristics stands out, especially, its capacity of, as Manuel Bandeira realized, to reconcile opposites. His friendship with Ismael Nery and the contact with his essentialist philosophy, allied to the poet's adherence to Catholicism, contributed to this peculiarity of murilian poetry. since in this poetry both essentialism and Christian faith are put in close contact with materialistic impulses. This study intends to construct a reading bias of the poetic work of Murilo Mendes that takes into account the influence of both essentialism and religiosity, as well as the intimate contact with the material world in its verses, which is explicitly and implicitly evidenced in its work. The approach and the clash between these two tendencies - which have bases in the antagonistic materialistic and idealistic traditions of philosophy - in murilian poetry is even responsible for its contrasting aspect. This aspect selects the dialectical materialism, elaborated by Karl Marx and Friedrich Engels, as the philosophical perspective closest to the vision of the murilian poems. It is through this perspective that this work constructs the category of the visionary dialectic, also validated by the contributions of Merquior, who named the aesthetics of the poetry of Murilo Mendes as poetic of the visionary. Considering reality as an instance composed of contradictions, transformations and constant movement, the dialectic of the visionary transposes for the poetry of Murilo Mendes the dialectical logic of material reality. It is also a category that considers the influence of surrealism on murilian work as a way of aesthetically reproducing this logic, which happens in the fusion between subjectivity (dream, unconscious) and objectivity (material reality).
Keywords: Mendes, Murilo, 1901-1975 – Crítica e interpretação
Crítica literária
Poesia brasileira contemporânea
Essencialismo
Materialismo dialético
Literary criticism
Mendes, Murilo - Criticism and interpretation
Essentialism
Dialectical materialism
Contemporary Brazilian poetry
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citation: LEÃO, Gustavo Henrique de Souza. Entre o etéreo e a matéria: a dialética do visionário na obra poética de Murilo Mendes. 2017. 189 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística: Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3004
Issue Date: 28-Nov-2017
Appears in Collections:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

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