Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2571
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Valorização do Ensino Superior a partir de trajetórias de professores universitários
Other Titles: Appreciation of the higher education from university professors trajectories
metadata.dc.creator: Lopes , Rodrigo de Macedo
metadata.dc.contributor.advisor1: Rodrigues , Fernando de Jesus
metadata.dc.contributor.referee1: Monteiro , Lorena Madruga
metadata.dc.contributor.referee2: Melo , Marina Félix de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho dissertativo tem por objetivo, a partir da investigação de trajetórias de Professores Universitários de Alagoas, compreender como o Ensino Superior se tornou um valor para eles. O núcleo deste trabalho se resume na noção de que: é através das experiências vividas, que os sujeitos incorporam sistemas de disposições e valores que lastreiam a construção de hierarquizações diante das diversas dimensões da vida. A partir da coleta de entrevistas biográficas com Professores Universitários atuantes na área de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Alagoas, buscou-se explorar as diversas atividades que estes estiveram submetidos a fim de mapear as dinâmicas que permitiram a incorporação das disposições valorativas. Para tanto, apresenta-se, sinteticamente, o percurso que possibilitou a emergência do problema de pesquisa; evidenciando as principais influências em que os entrevistados estiveram submetidos e as dinâmicas identificadas como importantes para compreensão do processo de valorização do Ensino Superior. Os resultados obtidos lançam luz sobre os processos sociais que submeteram os entrevistados para a construção de subjetividades, em que o Ensino Superior ocupa prioridade em suas preocupações.
Abstract: This argumentative paper aims, from the research of University Professors trajectories of Alagoas, understanding how higher education has become a value to them. The core of this work is summarizes in the notion that: it is through the experiences that the subjects incorporate provisions and values underlying the construction of hierarchies on the various dimensions of life systems. From the collection of biographical interviews with University Teachers working in the area of Human and Social Sciences of the Federal University of Alagoas, he sought to explore the various activities that they have been submit to map the dynamics that allowed the incorporation of evaluative measures. Therefore, it appears, briefly, the route that led to the emergence of the research problem; providing the main influences that respondents were submit and dynamics identified as important for understanding the value of higher education process. The results shed light on the social processes that subjected the respondents to the construction of subjectivity in that higher education takes priority in their concerns.
Keywords: Ensino superior – Alagoas
Ensino superior – Aspectos sociais
Professores universitários – Valorização profissional
Higher education
Higher education - Social aspects
University professors - Professional appreciation
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Citation: LOPES, Rodrigo de Macedo. Valorização do Ensino Superior a partir de trajetórias de professores universitários. 2015. 96 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Ciências Sociais, Programa de Pós Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2571
Issue Date: 4-Aug-2015
Appears in Collections:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Valorização do Ensino Superior a partir de trajetórias de professores universitários.pdf986,79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.