00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2571
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rodrigues , Fernando de Jesus-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4624672840908277pt_BR
dc.contributor.referee1Monteiro , Lorena Madruga-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1244366141863706pt_BR
dc.contributor.referee2Melo , Marina Félix de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6339192834297594pt_BR
dc.creatorLopes , Rodrigo de Macedo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9896442844153801pt_BR
dc.date.accessioned2018-03-05T18:21:56Z-
dc.date.available2018-03-02-
dc.date.available2018-03-05T18:21:56Z-
dc.date.issued2015-08-04-
dc.identifier.citationLOPES, Rodrigo de Macedo. Valorização do Ensino Superior a partir de trajetórias de professores universitários. 2015. 96 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Ciências Sociais, Programa de Pós Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2571-
dc.description.abstractThis argumentative paper aims, from the research of University Professors trajectories of Alagoas, understanding how higher education has become a value to them. The core of this work is summarizes in the notion that: it is through the experiences that the subjects incorporate provisions and values underlying the construction of hierarchies on the various dimensions of life systems. From the collection of biographical interviews with University Teachers working in the area of Human and Social Sciences of the Federal University of Alagoas, he sought to explore the various activities that they have been submit to map the dynamics that allowed the incorporation of evaluative measures. Therefore, it appears, briefly, the route that led to the emergence of the research problem; providing the main influences that respondents were submit and dynamics identified as important for understanding the value of higher education process. The results shed light on the social processes that subjected the respondents to the construction of subjectivity in that higher education takes priority in their concerns.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino superior – Alagoaspt_BR
dc.subjectEnsino superior – Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectProfessores universitários – Valorização profissionalpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectHigher education - Social aspectspt_BR
dc.subjectUniversity professors - Professional appreciationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleValorização do Ensino Superior a partir de trajetórias de professores universitáriospt_BR
dc.title.alternativeAppreciation of the higher education from university professors trajectoriespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho dissertativo tem por objetivo, a partir da investigação de trajetórias de Professores Universitários de Alagoas, compreender como o Ensino Superior se tornou um valor para eles. O núcleo deste trabalho se resume na noção de que: é através das experiências vividas, que os sujeitos incorporam sistemas de disposições e valores que lastreiam a construção de hierarquizações diante das diversas dimensões da vida. A partir da coleta de entrevistas biográficas com Professores Universitários atuantes na área de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Alagoas, buscou-se explorar as diversas atividades que estes estiveram submetidos a fim de mapear as dinâmicas que permitiram a incorporação das disposições valorativas. Para tanto, apresenta-se, sinteticamente, o percurso que possibilitou a emergência do problema de pesquisa; evidenciando as principais influências em que os entrevistados estiveram submetidos e as dinâmicas identificadas como importantes para compreensão do processo de valorização do Ensino Superior. Os resultados obtidos lançam luz sobre os processos sociais que submeteram os entrevistados para a construção de subjetividades, em que o Ensino Superior ocupa prioridade em suas preocupações.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Valorização do Ensino Superior a partir de trajetórias de professores universitários.pdf986.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.