00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: O discurso dos docentes sobre tecnologias digitais da informação e comunicação na formação dos discentes do curso de pedagogia da Universidade Federal de Alagoas
Título(s) alternativo(s): Teacher's discourse about information digital technologies and communication in the formation of the studentes of the Pedagogy course at the Federal University of Alagoas
Autor(es): Carneiro , Jéssica do Nascimento
Primeiro Orientador: Francisco , Deise Juliana
metadata.dc.contributor.referee1: Santos , Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos
metadata.dc.contributor.referee2: Pizzi, Laura Cristina Vieira
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Lucila Maria Pesce de
Resumo: A presente dissertação insere-se em uma proposta de discussão sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e sua tematização no curso de Pedagogia do Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) a partir do discurso de docentes que as utilizam em suas disciplinas. Vinculado ao projeto Universal, aprovado no Edital CNPq MCTI/CNPq Nº 14/2014, junto com mais duas universidades federais, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), este estudo configura-se como pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, com análise documental e entrevista semiestruturada realizada com quatro docentes do curso de Pedagogia que integram as TDIC em sua prática pedagógica. Para tanto, a pesquisa constou com a análise dos documentos legais, como o Plano Nacional de Educação (PNE), o Documento Final da Conferência Nacional de Educação (CONAE), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), o Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia da UFAL, as Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia e os relatórios da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) que dissertam e enfatizam a apropriação das TDIC e suas interfaces na construção do currículo na prática de ensino e para a formação dos discentes do curso. Nessa perspectiva, a pesquisa tem como proposta problematizar o discurso de professores sobre como as TDIC se articulam à construção do sujeito, a partir de um currículo que engloba os dispositivos tecnológicos como instrumentos de ensino e aprendizagem no contexto da sociedade contemporânea. Com a análise dos conteúdos das entrevistas, a pesquisa constatou que o uso das TDIC por parte dos docentes entrevistados, vislumbra uma formação que está centrada numa perspectiva de proporcionar ao aluno, metodologias e estratégias de ensino para a sua formação, como também promover potencialidades, enquanto sujeito produtivo. Dessa forma, podemos problematizar como as relações de saber-poder se articulam no currículo, com o apoio de tecnologias digitais, que tornam os sujeitos com habilidades e competências para o mercado de trabalho. Com isso, a pesquisa centrou em trazer a discussão da formação com as TDIC e suas interfaces como possibilidades para a sociedade contemporânea, na qual exige do sujeito, outras formas de estar no mundo, promovendo subjetividades, de tal modo que preconiza um assujeitamento do corpo, como máquina a serviço da produção capitalista, em que vislumbra a produtividade, a autonomia, a criatividade e a flexibilidade, nas relações sociais e econômica. Para embasar esta pesquisa, o estudo teve como referência teórica: Foucault (1984, 1987,1999 e 2008), Loureiro (2013), Gadelha (2009), Silva (2013), Loureiro e Lopes (2015), entre outros.
Abstract: This dissertation aims to discuss the Digital Technologies of Information and Communication (DTIC) and their topicalization in the Pedagogy major of the Educational Center (Centro de Educação - CEDU), in the Federal University of Alagoas (UFAL), from the professors‘ discourses who use them in their courses.Associated to the Universal project, approved in the notice CNPQ MCTI/CNPq No. 14/2014, together with two other federal universities - Federal University of Juiz de Fora (UFJF) and the Federal University of São Paulo (UNIFESP) - this study figures as a qualitative research in the patterns of the case study. It was made some documentary analyzes and semi structured interviews with four different teachers from the Pedagogy major who integrate the DTIC in their pedagogical practices. Therefore, the research used legal documents, such as the Plano Nacional de Educação (PNE), the Documento Final da Conferência Nacional de Educação (CONAE), the Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBEN), the Pedagogical Political Project of the Pedagogy major at UFAL, the Curricular Guidelines for the Pedagogy major, as well as the relatories of the United Nations Educational, Scientific, and Cultural Organization (UNESCO) that argue and emphasize the appropriation of the DTIC and their interfaces in the construction of the curricula, in the teaching practice and for the students‘ education in the major. From this perspective, this research aims to problematize the professors‘ discourses on how the DTIC may be articulated to the construction of the subject, from a curriculum that incompesses the technological devices as instruments of teaching and learning in the contemporary society. After analyzing the interview content, it was found that the use of the DTIC by the interview professors envision an education centered in a perspective that offer to the students methodologies and teaching strategies for their education, as well as to promote potentialities as productive subjects. Thus, we may problematize how the relations of knowledge-power articulate themselves in the curriculum, using the support of digital technologies that provides subjects with tools and competences to the labor market. This way, the research seeked to bring the discussion of the education engaged to the DTIC and their interfaces as possibilities for the contemporary society, which demands from the subjects other means of being in the world, promoting subjectiveness, in such a way that advocates the body submission as a machine on duty of the capitalist production, envisioning the productivity, the autonomy, the creativity and the flexibility in the social and economical relations. In order to fundament this research, the following theoretical references was used: Foucault (1984, 1987, 1999 and 2008), Loureiro (2013), Gadelha (2009), Silva (2013), Loreiro e Lopes (2015), and so on.
Palavras-chave: Foucault, Michel, 1926-1984
Biopoder
Tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC)
Curso de Pedagogia – Currículo
DTIC
Curriculum
Biopower
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: CARNEIRO, Jéssica do Nascimento. O discurso dos docentes sobre tecnologias digitais da informação e comunicação na formação dos discentes do curso de pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. 2017. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2516
Data do documento: 23-ago-2017
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