00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2392
Tipo: Dissertação
Título: O gauchismo de Carlos Drummond de Andrade: uma perspectiva para a formação do leitor literário
Título(s) alternativo(s): The gauchismo of Carlos Drummond de Andrade: a perspective for the formation of the literary reader
Autor(es): Malta, Carla Carolina da Silva
Primeiro Orientador: Oliveira, Eliana Kefalás
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, José Helder Pinheiro
metadata.dc.contributor.referee2: Brandão, Gilda de Albuquerque Vilela
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre a relação entre literatura e formação do leitor, tomando a obra Alguma Poesia, primeiro livro de Carlos Drummond de Andrade, e dois manuais didáticos de literatura como corpus de análise. É interesse deste texto investigar de que modo a poesia de Drummond é enunciada nos livros didáticos de literatura e como seu aspecto gauche, caracterizado pelo contínuo desajustamento entre a realidade do poeta e o mundo (SANT‟ANNA, 1992), pode ser uma chave de leitura para se pensar a formação do leitor literário. A partir da discussão da fortuna crítica do poeta – Villaça (2006), ArrigucciJr.(2002; 2010), Wisnik (2005), entre outros – busca-se compreender a perspectiva gauche na poética de Drummond em Alguma Poesia, além de entrever traços do gauchismo drummondiano como elementos que podem colaborar para a reflexão sobre o ato de ler na formação do leitor literário, a partir das considerações de Pinheiro(2006; 2007), Rangel (2005; 2007), Frederico e Osakabe (2004), Leite (1983). Trata-se, portanto, de investigar de que forma o desajustamento do gauche pode dialogar com uma determinada perspectiva sobre a leitura, em especial com as reflexões do filósofo da educação espanhol Jorge Larrosa (2002; 2003; 2005; 2010), principalmente as que dizem respeito à leitura como experiência de formação e transformação do sujeito.
Abstract: This paper aims to reflect upon the relationship between literature and reader formation. The analysis corpus is comprised of the opus Alguma Poesia, the first book by Carlos Drummond de Andrade, as well as two literature didactic manuals. It is on the interest of this text to investigate how poetry from Drummond is portrayed in literature schoolbooks and how his gauche style, characterized by the constant misalignment between the poet's sense of reality and the world around him (SANT‟ANNA, 1992), may be a key feature for us to think about literature reader formation. From the discussion about the poet's critical fortune – Villaça (2006), Arrigucci Jr. (2002; 2010), Wisnik (2005), among others – it tries to understand the gauche perspective in Drummond's poetics within Alguma Poesia, as well as to glimpse traits from the Drummondian gauche-ism as elements that may contribute for thinking about the act of reading on literature reader formation, from the considerations of Pinheiro (2006; 2007), Rangel (2005; 2007), Frederico e Osakabe (2004), Leite (1983). Therefore, this paper tries to investigate in which way the misalignment of the gauche can strike a dialogue with a certain perspective about literature reading, especially with the musings of education philosopher Jorge Larrosa (2002; 2003; 2005; 2010), mainly the ones that address literature reading as an experience for subject formation and transformation.
Palavras-chave: Carlos Drummond de Andrade - Crítica e interpretação
Análise literária
Literatura brasileira
Desenvolvimento da leitura
Carlos Drummond de Andrade-Criticism and interpretation
Literary analysis
Brazilian literature
Development of reading
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: MALTA, Carla Carolina da Silva. O gauchismo de Carlos Drummond de Andrade: uma perspectiva para a formação do leitor literário. 2013. 129 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2392
Data do documento: 17-jun-2013
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O gauchismo de Carlos Drummond de Andrade - uma perspectiva para a formação do leitor literário.pdfO gauchismo de Carlos Drummond de Andrade: uma perspectiva para a formação do leitor literário3.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.