Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2142
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Proposta para o estudo do fenômeno da interferência com simuladores
Other Titles: Proposal for the study of the interference with simulators
metadata.dc.creator: Pimentel, Kevia Helena Francelino
metadata.dc.contributor.advisor1: Serra , Kléber Cavalcanti
metadata.dc.contributor.referee1: Albuquerque, Samuel Silva de
metadata.dc.contributor.referee2: Firman, Elton Casado
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa do tipo qualitativa, acerca do estudo da interferência luminosa utilizando simuladores intitulados Interferômetro Virtual de Mach-Zehnder e Interferência de Ondas da plataforma PhET. O estudo foi realizado com alguns professores da Educação Básica, do Estado de Alagoas, através de oficinas (presencial e online), além da produção de materiais como textos, vídeoaulas e questionários, à luz da Transposição Didática de Chevallard e da Aprendizagem Significativa de Ausubel. O objetivo principal foi analisar as contribuições dessas ferramentas como instrumentos eficazes, constituindo assim um mecanismo eficiente para apresentar conceitos científicos e tornar os professores eficientes no ensino, e os alunos autônomos no processo de aprendizagem. A partir da utilização de simulações interativas foi produzido um material instrucional como sequência didática, produto desta dissertação, que servirá como ponto de partida para uma nova metodologia de ensino. Contudo, acredita-se que o estudo realizado foi de suma importância como contribuição na formação continuada dos professores participantes e será ainda mais importante para aqueles que fizerem uso em suas aulas.
Abstract: This work presents a qualitative research about the study of light interference using simulators titled: Mach-Zehnder Virtual Interferometer and Wave Interference present on the PhET platform. The study was carried out with some teachers of Basic Education, in the state of Alagoas, through workshops (classroom and online), as well as the production of materials such as texts, video-lessons and questionnaires, in the light of the didactic Transposition of Chevallard and Significant Learning of Ausubel with the main objective of analyzing the contributions of these tools as effective instruments, thus constituting an efficient mechanism to present scientific concepts and make teachers efficient in teaching, and autonomous students in the learning process. And from the use of interactive simulations an instructional material was produced as a didactic sequence, product of this dissertation, which will serve as a starting point for a new teaching methodology. However, it is believed that the study was of paramount importance as a contribution to the continuing training of participating teachers and will be even more important for those who use it in their classrooms.
Keywords: Formação continuada
Professores - Formação
Aprendizagem significativa
Transposição didática
Simuladores – Ensino de Física
Interferência luminosa – Ensino de Física
Didactic transposition
Significant learning
Continuing teacher training
Simulators
Luminous interference
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: PIMENTEL, Kevia Helena Francelino. Proposta para o estudo do fenômeno da interferência com simuladores. 2017. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017. [Acompanha Produto]
metadata.dc.rights: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2142
Issue Date: 24-May-2017
Appears in Collections:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.