00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2142
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Serra , Kléber Cavalcanti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3763135856142994pt_BR
dc.contributor.referee1Albuquerque, Samuel Silva de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3859074947566850pt_BR
dc.contributor.referee2Firman, Elton Casado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8569068916474005pt_BR
dc.creatorPimentel, Kevia Helena Francelino-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7344728396061527pt_BR
dc.date.accessioned2017-10-26T03:54:08Z-
dc.date.available2017-09-22-
dc.date.available2017-10-26T03:54:08Z-
dc.date.issued2017-05-24-
dc.identifier.citationPIMENTEL, Kevia Helena Francelino. Proposta para o estudo do fenômeno da interferência com simuladores. 2017. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017. [Acompanha Produto]pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2142-
dc.description.abstractThis work presents a qualitative research about the study of light interference using simulators titled: Mach-Zehnder Virtual Interferometer and Wave Interference present on the PhET platform. The study was carried out with some teachers of Basic Education, in the state of Alagoas, through workshops (classroom and online), as well as the production of materials such as texts, video-lessons and questionnaires, in the light of the didactic Transposition of Chevallard and Significant Learning of Ausubel with the main objective of analyzing the contributions of these tools as effective instruments, thus constituting an efficient mechanism to present scientific concepts and make teachers efficient in teaching, and autonomous students in the learning process. And from the use of interactive simulations an instructional material was produced as a didactic sequence, product of this dissertation, which will serve as a starting point for a new teaching methodology. However, it is believed that the study was of paramount importance as a contribution to the continuing training of participating teachers and will be even more important for those who use it in their classrooms.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectTransposição didáticapt_BR
dc.subjectSimuladores – Ensino de Físicapt_BR
dc.subjectInterferência luminosa – Ensino de Físicapt_BR
dc.subjectDidactic transpositionpt_BR
dc.subjectSignificant learningpt_BR
dc.subjectContinuing teacher trainingpt_BR
dc.subjectSimulatorspt_BR
dc.subjectLuminous interferencept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleProposta para o estudo do fenômeno da interferência com simuladorespt_BR
dc.title.alternativeProposal for the study of the interference with simulatorspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma pesquisa do tipo qualitativa, acerca do estudo da interferência luminosa utilizando simuladores intitulados Interferômetro Virtual de Mach-Zehnder e Interferência de Ondas da plataforma PhET. O estudo foi realizado com alguns professores da Educação Básica, do Estado de Alagoas, através de oficinas (presencial e online), além da produção de materiais como textos, vídeoaulas e questionários, à luz da Transposição Didática de Chevallard e da Aprendizagem Significativa de Ausubel. O objetivo principal foi analisar as contribuições dessas ferramentas como instrumentos eficazes, constituindo assim um mecanismo eficiente para apresentar conceitos científicos e tornar os professores eficientes no ensino, e os alunos autônomos no processo de aprendizagem. A partir da utilização de simulações interativas foi produzido um material instrucional como sequência didática, produto desta dissertação, que servirá como ponto de partida para uma nova metodologia de ensino. Contudo, acredita-se que o estudo realizado foi de suma importância como contribuição na formação continuada dos professores participantes e será ainda mais importante para aqueles que fizerem uso em suas aulas.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.