Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1385
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uma abordagem sociológica do relato da obrigatoriedade do ensino de Sociologia no Ensino Médio |
Título(s) alternativo(s): | The history of obligatory social science teaching at Brazil’s secondary schools the sociological |
Autor(es): | Fireman , Eleclézia de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Alves, Elder Patrick Maia |
metadata.dc.contributor.referee1: | Nascimento, Emerson Oliveira do |
metadata.dc.contributor.referee2: | Rêses, Erlando da Silva |
Resumo: | O presente trabalho visa desenvolver uma abordagem sociológica do fenômeno da obrigatoriedade do ensino de sociologia no ensino médio. O contato com documentos oficiais como as LDB, os PCENEM e as OCN foi o ponto de partida para a realização de uma leitura sobre o percurso contemporâneo da obrigatoriedade a qual se firmou sobre a questão da intermitência dessa disciplina nos currículos oficiais das escolas brasileiras. A abordagem leva em consideração as políticas públicas realizadas no campo educacional no interior do país. A análise da conquista da obrigatoriedade remete a uma luta ‘histórica’ e sua efetivação a partir da Lei nº. 11.684/08 assume caráter democrático e de cidadania. |
Abstract: | This paper aims to develop a sociological phenomenon of the mandatory teaching of sociology in high school. Contact with official documents such as the LDB, the PCENEM and OCN was the starting point for the realization of a contemporary reading on the route of compulsory which established itself on the issue of intermittency of this discipline in the curricula of schools Brazilian officials. The approach takes into account the policies carried out in the educational field in the countryside. The analysis of the conquest of obligation refers to a struggle 'historical' and its implementation from the Law nº. 11.684/08 assumes democratic character and citizenship. |
Palavras-chave: | Sociologia – Estudo e ensino Ensino médio – Currículo Luta Cidadania – Educação Obrigatoriedade Education Sociology Fight Obligation Citizenship |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
Citação: | FIREMAN, Eleclézia de Oliveira. Uma abordagem sociológica do relato da obrigatoriedade do ensino de Sociologia no Ensino Médio. 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Ciências Sociais, Programa de Pós Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1385 |
Data do documento: | 15-jun-2012 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uma abordagem sociológica do relato da obrigatoriedade do ensino de Sociologia.pdf | 2.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.