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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Uma abordagem sociológica do relato da obrigatoriedade do ensino de Sociologia no Ensino Médio
Other Titles: The history of obligatory social science teaching at Brazil’s secondary schools the sociological
metadata.dc.creator: Fireman , Eleclézia de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Alves, Elder Patrick Maia
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Emerson Oliveira do
metadata.dc.contributor.referee2: Rêses, Erlando da Silva
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho visa desenvolver uma abordagem sociológica do fenômeno da obrigatoriedade do ensino de sociologia no ensino médio. O contato com documentos oficiais como as LDB, os PCENEM e as OCN foi o ponto de partida para a realização de uma leitura sobre o percurso contemporâneo da obrigatoriedade a qual se firmou sobre a questão da intermitência dessa disciplina nos currículos oficiais das escolas brasileiras. A abordagem leva em consideração as políticas públicas realizadas no campo educacional no interior do país. A análise da conquista da obrigatoriedade remete a uma luta ‘histórica’ e sua efetivação a partir da Lei nº. 11.684/08 assume caráter democrático e de cidadania.
Abstract: This paper aims to develop a sociological phenomenon of the mandatory teaching of sociology in high school. Contact with official documents such as the LDB, the PCENEM and OCN was the starting point for the realization of a contemporary reading on the route of compulsory which established itself on the issue of intermittency of this discipline in the curricula of schools Brazilian officials. The approach takes into account the policies carried out in the educational field in the countryside. The analysis of the conquest of obligation refers to a struggle 'historical' and its implementation from the Law nº. 11.684/08 assumes democratic character and citizenship.
Keywords: Sociologia – Estudo e ensino
Ensino médio – Currículo
Luta
Cidadania – Educação
Obrigatoriedade
Education
Sociology
Fight
Obligation
Citizenship
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Citation: FIREMAN, Eleclézia de Oliveira. Uma abordagem sociológica do relato da obrigatoriedade do ensino de Sociologia no Ensino Médio. 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Ciências Sociais, Programa de Pós Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1385
Issue Date: 15-Jun-2012
Appears in Collections:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS

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