00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1385
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Alves, Elder Patrick Maia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5261860957894954pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Emerson Oliveira do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5838080096724721pt_BR
dc.contributor.referee2Rêses, Erlando da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8519891607184656pt_BR
dc.creatorFireman , Eleclézia de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8564313249294109pt_BR
dc.date.accessioned2016-08-09T19:00:52Z-
dc.date.available2016-08-09-
dc.date.available2016-08-09T19:00:52Z-
dc.date.issued2012-06-15-
dc.identifier.citationFIREMAN, Eleclézia de Oliveira. Uma abordagem sociológica do relato da obrigatoriedade do ensino de Sociologia no Ensino Médio. 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Ciências Sociais, Programa de Pós Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1385-
dc.description.abstractThis paper aims to develop a sociological phenomenon of the mandatory teaching of sociology in high school. Contact with official documents such as the LDB, the PCENEM and OCN was the starting point for the realization of a contemporary reading on the route of compulsory which established itself on the issue of intermittency of this discipline in the curricula of schools Brazilian officials. The approach takes into account the policies carried out in the educational field in the countryside. The analysis of the conquest of obligation refers to a struggle 'historical' and its implementation from the Law nº. 11.684/08 assumes democratic character and citizenship.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociologia – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino médio – Currículopt_BR
dc.subjectLutapt_BR
dc.subjectCidadania – Educaçãopt_BR
dc.subjectObrigatoriedadept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSociologypt_BR
dc.subjectFightpt_BR
dc.subjectObligationpt_BR
dc.subjectCitizenshippt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.titleUma abordagem sociológica do relato da obrigatoriedade do ensino de Sociologia no Ensino Médiopt_BR
dc.title.alternativeThe history of obligatory social science teaching at Brazil’s secondary schools the sociologicalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa desenvolver uma abordagem sociológica do fenômeno da obrigatoriedade do ensino de sociologia no ensino médio. O contato com documentos oficiais como as LDB, os PCENEM e as OCN foi o ponto de partida para a realização de uma leitura sobre o percurso contemporâneo da obrigatoriedade a qual se firmou sobre a questão da intermitência dessa disciplina nos currículos oficiais das escolas brasileiras. A abordagem leva em consideração as políticas públicas realizadas no campo educacional no interior do país. A análise da conquista da obrigatoriedade remete a uma luta ‘histórica’ e sua efetivação a partir da Lei nº. 11.684/08 assume caráter democrático e de cidadania.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma abordagem sociológica do relato da obrigatoriedade do ensino de Sociologia.pdf2.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.