Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1325
metadata.dc.type: | Livro |
Title: | Fundamentos e práticas na educação a distância |
Other Titles: | Fundamentals and practices in distance education |
metadata.dc.creator: | Mercado, Luís Paulo Leopoldo (org.) |
metadata.dc.description.resumo: | Os capítulos demonstram a preocupação ao acesso pleno às TIC pelos professores formadores, tutores e alunos, enfatizando o desenvolvimento de uma cultura tecnológica que promova, junto aos envolvidos, uma prática pedagógica em ambientes tecnológicos, através de ações que favoreçam o desenvolvimento da fluência tecnológica para que possam participar de atividades a distância, com suporte no meio digital. Apresentam fundamentos e práticas nos diversos cenários da educação a distância presentes no trabalho docente. Capítulos: Do professor ao ciberprofessor do ensino superior na EAD: algumas aproximações; O tutor e as interações no ambiente virtual de aprendizagem; Elementos de análise d textos didáticos escritos para a educação a distância; Um modelo para a gestão da qualidade do material didático na educação a distância; Os estudos hermenêuticos e sua contribuição na avaliação da aprendizagem que ocorre em ambientes de formação online; Importância da mediação pedagógica nos textos didáticos escritos para a educação a distância; Utilização de casos na educação online; A formação de professores nos meios tecnológicos e midiáticos: um resgate da mídia rádio no ambiente escolar; Criação de ambientes educacionais em mundos virtuais de código aberto; Potencialidades do objeto de aprendizagem Visible Body para o processo de ensino e aprendizagem online; A atuação dos tutores na perspectiva dos alunos do Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação; Inclusão digital através da Plataforma Moodle no Curso de Pedagogia a Distância da UAB/UFAL; A voz do professor: análise dos aspectos da expressividade verbal para a melhoria da qualidade das interações pedagógicas; Autoria coletiva na educação a distância: mudando paradigmas nas formas de ensinar e aprender; Em direção para um instrumento de avaliação da tutoria na educação online; Apropriação e uso das TIC pelos professores de graduação na modalidade a distância; Educação a distância nas teses e dissertações dos cursos de pós-graduação em educação brasileiros no período 1998-2007. |
Abstract: | The chapters demonstrate the concern full access to ICTs by teacher educators, tutors and students, emphasizing the development of a technological culture that promotes, with those involved, a pedagogical practice in technological environments, through actions that encourage the development of technological fluency they can participate in activities at a distance, with support in the digital environment. Present fundamentals and practices in the various scenarios of distance education present in teaching. Chapters: From teacher to ciberprofessor of higher education in distance education: some approaches; The tutor and interactions in virtual learning environment; analysis of elements d textbooks written for distance education; A model for the management of the quality of teaching materials in distance education; The hermeneutical studies and their contribution to the evaluation of learning that occurs in online learning environments; Importance of pedagogical mediation in textbooks written for distance education; Use cases in online education; Teacher training in technology and media means: a ransom of radio media in the school environment; Creating educational environments in virtual worlds of open source; Potential of Visible Body learning object for teaching and online learning; The role of tutors in the perspective of the students of Continuing Education Program in Media in Education; digital inclusion through the Moodle platform in Education Course Distance UAB / UFAL; The voice of the teacher: analysis of aspects of verbal expressiveness to improving the quality of educational interactions; collective authorship in distance education: changing paradigms in ways of teaching and learning; Heading for an assessment instrument of mentoring in online education; Appropriation and use of ICT by graduate teachers in the distance; Distance in theses and dissertations of graduate courses in Brazilian education in 1998-2007. |
Keywords: | Educação a distância Tecnologia educacional Tecnologia da informação e comunicação Distance education Educational technology Information and communication technology |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Editora da Universidade Federal de Alagoas |
metadata.dc.publisher.initials: | EDUFAL |
Citation: | MERCADO, Luís Paulo Leopoldo (Org.). Fundamentos e práticas na educação a distância. Maceió: EDUFAL, 2009. ISBN 978-85-7177-535-0 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1325 |
Issue Date: | 2009 |
Appears in Collections: | Livros e Capítulos de Livros - CEDU |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Fundamentos e práticas na educação a distância.pdf | 9,27 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.