00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Tipo: Dissertação
Título: Inclusão do aluno com deficiência no ensino superior em saúde nas universidades públicas do estado de Alagoas : atores, realidade e prática
Título(s) alternativo(s): Inclusion of students with disabilities in higher education health public universities of the state of Alagoas : actors, reality and practices
Autor(es): Lima, Uirassú Tupinambá Silva de
Primeiro Orientador: Costa, Antônio Carlos Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Lenilda Austrilino
metadata.dc.contributor.referee2: Trindade Filho, Euclides Maurício
Resumo: O acesso, a permanência e o egresso de alunos com deficiência auditiva, visual, física ou múltipla na educação formal superior, nas mais diversas áreas do conhecimento, como meio de sustentação e inserção social, é um acontecimento cada vez mais comum, o que significa uma possibilidade de equiparação de oportunidades educacionais e o compromisso com o princípio de direitos para todos. Com base nisso, essa pesquisa, a partir de um recorte situacional, buscou analisar como acontece à inclusão desses alunos no cenário dos cursos superiores da área da saúde de instituições públicas de ensino do Estado de Alagoas, Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Trata-se de uma investigação quantitativa descritiva, do tipo analítico e transversal. A intenção é trabalhar com a população encontrada, excluindo apenas aqueles que se recusem a participar. A coleta de dados foi desenvolvida por meio questionário individual e entrevista, sendo garantida a privacidade dos sujeitos. Os resultados constataram que a deficiência mais frequente foi à física, seguida pela auditiva e visual, em média esses alunos têm 25 anos de idade, residem e são financiados pelos seus pais, estudaram em escolas privadas, muitos não se declaram deficientes e apontam como dificuldades as barreiras físicas, pedagógicas e atitudinais. Concluiu-se que essa inclusão é um acontecimento tímido e carente de políticas institucionais de apoio docente e discente.
Abstract: Theaccess, permanenceandegressof pupilswith hearing, visual, physicalor multipleinformal higher educationinvarious fieldsof knowledgeas a means ofsupportandsocial inclusion,is anincreasingly commonoccurrence, which means apossibility ofequalizationof educational opportunitiesandcommitment to the principleof rights for all. Based on this,thisresearch,based on an outlinesituational, as issought to examinethe inclusionof these studentsin the scenarioofhigher educationin the health fieldofpublic educationin the State ofAlagoas, the Universidade Federal de Alagoas(UFAL) andUniversidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas(UNCISAL). This isa quantitativedescriptive, analytical typeandcross. The intentionis to workwith the populationfound, excluding onlythose whorefuse toparticipate.Data collectionwas developed throughindividual questionnaireandinterview,beingguaranteedthe privacyof individuals. The results showedthat themost commondisabilitywasphysical, followed byauditory and visual, these studentshaveon average25 years old, resideandare financed by theirparents, studiedin private schools, many do notdeclare themselvesasdisabled andshowdifficultiesphysical barriers, educationaland attitudinal. It was concluded thatthis inclusionisan eventshy andlacking ininstitutional policiesto supportstaff and students.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Deficientes
Educação em Saúde
Inclusive education
Disabled
Health education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
Citação: LIMA, Uirassú Tupinambá Silva de. Inclusão do aluno com deficiência no ensino superior em saúde nas universidades públicas do estado de Alagoas : atores, realidade e prática. 2013. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1310
Data do documento: 2-ago-2013
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