00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1310
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Antônio Carlos Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2370112735730975pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Lenilda Austrilino-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9553677267671214pt_BR
dc.contributor.referee2Trindade Filho, Euclides Maurício-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8482346933128722pt_BR
dc.creatorLima, Uirassú Tupinambá Silva de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2550156851389666pt_BR
dc.date.accessioned2016-05-04T16:23:24Z-
dc.date.available2016-05-03-
dc.date.available2016-05-04T16:23:24Z-
dc.date.issued2013-08-02-
dc.identifier.citationLIMA, Uirassú Tupinambá Silva de. Inclusão do aluno com deficiência no ensino superior em saúde nas universidades públicas do estado de Alagoas : atores, realidade e prática. 2013. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1310-
dc.description.abstractTheaccess, permanenceandegressof pupilswith hearing, visual, physicalor multipleinformal higher educationinvarious fieldsof knowledgeas a means ofsupportandsocial inclusion,is anincreasingly commonoccurrence, which means apossibility ofequalizationof educational opportunitiesandcommitment to the principleof rights for all. Based on this,thisresearch,based on an outlinesituational, as issought to examinethe inclusionof these studentsin the scenarioofhigher educationin the health fieldofpublic educationin the State ofAlagoas, the Universidade Federal de Alagoas(UFAL) andUniversidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas(UNCISAL). This isa quantitativedescriptive, analytical typeandcross. The intentionis to workwith the populationfound, excluding onlythose whorefuse toparticipate.Data collectionwas developed throughindividual questionnaireandinterview,beingguaranteedthe privacyof individuals. The results showedthat themost commondisabilitywasphysical, followed byauditory and visual, these studentshaveon average25 years old, resideandare financed by theirparents, studiedin private schools, many do notdeclare themselvesasdisabled andshowdifficultiesphysical barriers, educationaland attitudinal. It was concluded thatthis inclusionisan eventshy andlacking ininstitutional policiesto supportstaff and students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectDeficientespt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectDisabledpt_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleInclusão do aluno com deficiência no ensino superior em saúde nas universidades públicas do estado de Alagoas : atores, realidade e práticapt_BR
dc.title.alternativeInclusion of students with disabilities in higher education health public universities of the state of Alagoas : actors, reality and practicespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO acesso, a permanência e o egresso de alunos com deficiência auditiva, visual, física ou múltipla na educação formal superior, nas mais diversas áreas do conhecimento, como meio de sustentação e inserção social, é um acontecimento cada vez mais comum, o que significa uma possibilidade de equiparação de oportunidades educacionais e o compromisso com o princípio de direitos para todos. Com base nisso, essa pesquisa, a partir de um recorte situacional, buscou analisar como acontece à inclusão desses alunos no cenário dos cursos superiores da área da saúde de instituições públicas de ensino do Estado de Alagoas, Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Trata-se de uma investigação quantitativa descritiva, do tipo analítico e transversal. A intenção é trabalhar com a população encontrada, excluindo apenas aqueles que se recusem a participar. A coleta de dados foi desenvolvida por meio questionário individual e entrevista, sendo garantida a privacidade dos sujeitos. Os resultados constataram que a deficiência mais frequente foi à física, seguida pela auditiva e visual, em média esses alunos têm 25 anos de idade, residem e são financiados pelos seus pais, estudaram em escolas privadas, muitos não se declaram deficientes e apontam como dificuldades as barreiras físicas, pedagógicas e atitudinais. Concluiu-se que essa inclusão é um acontecimento tímido e carente de políticas institucionais de apoio docente e discente.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE.pdf1.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.