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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Evidências de validade do questionário de memória prospectiva e retrospectiva formato pictórico para crianças: PRMQ-P
Other Titles: Evidence of the validity of the questionnaire prospective and retrospective memory pictorial format for children: PRMQ-P
metadata.dc.creator: Silva, Joana D’Ark Chaves Monteiro da
metadata.dc.contributor.advisor1: Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda
metadata.dc.contributor.referee1: Alchieri, João Carlos
metadata.dc.contributor.referee2: Bezerra, Henrique Jorge Simões
metadata.dc.description.resumo: Memória Prospectiva é a capacidade de programar-se para eventos vindouros no tempo e espaço, possibilitando ao indivíduo se estabelecer e manter seu bem-estar no ambiente, sendo relacionada ao resgate de informações anteriores da memória retrospectiva. É através dela que o ser humano adquire capacidade de se bem conduzir e gerir de modo independente suas atribuições e seu dia-a-dia. Está intimamente ligada ao aprendizado e estabelecimento de metas. Porém tem sido pouco estudada na faixa etária infantil, deixando lacunas que possam favorecer o entendimento do desenvolvimento dessa capacidade nesta etapa de vida. A presente pesquisa apresenta as evidências de validade do Questionário de Memória Prospectiva e Retrospectiva Formato Pictórico Para Crianças, chamado de PRMQ-P. Versão adaptada do Prospective and Retrospective Memory Questionnarie - PRMQ (Smith et al.,2010), por Minervino, Alchieri e Silva (2010), para a realidade da terceira infância, entre os 6 e os 12 anos de idade. Elaborado inicialmente para a quantificação de queixas de memória, o presente instrumento pode trazer informações importantes sobre a linha de desenvolvimento da memória. Realizouse nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, como forma de alcançar uma amostragem satisfatória para fidedignidade do instrumento, fornecendo dados pormenorizados para compreensão desta faculdade, assim como contribuindo com a literatura científica vigente. O estudo passou por critérios de evidências de validade, e de fidedignidade (alfa de Cronbach de 0,84 e r=0,72) possibilitando indicadores promissores de utilização em conjunto com outras baterias nas triagens clínicas, educacionais e hospitalares, de modo a favorecer diagnósticos e direcionamentos em crianças através do auto relato. Apresenta-se como uma perspectiva para as avaliações neuropsicológicas na infância, nos processos educacionais que possam elucidar e favorecer diagnósticos e prevenir déficits. Investigações ulteriores são planejadas visando o aprimoramento do instrumento com vistas a normatização para sua utilização nesse público alvo.
Abstract: Prospective memory is the ability to program up to upcoming events in time and space, allowing the individual to establish and maintain their well-being in the environment, being related to the redemption of prior information of the retrospective memory. It is through it that the human being acquires the ability to lead and manage well independently their duties and their day-to-day. Is closely linked to learning and goal setting. But has not been studied in children's age, leaving gaps that may help to understand the development of this capacity in this life stage. This research presents the evidence of validity of Prospective Memory Questionnaire and Pictorial Retrospective Format For Kids, called PRMQ-P. Adapted version of the Prospective and Retrospective Memory Questionnaire - PRMQ (. Smith et al, 2010), by Minervino, Alchieri and Silva (2010), to the reality of middle childhood, between 6 and 12 years old. Was initially developed for the quantification of memory complaints, this instrument can provide important information on the development of memory line. Took place in the states of Paraíba and Rio Grande do Norte, in order to achieve a satisfactory sampling for instrument reliability with details to understanding this ability, as well as contributing to the current scientific literature. The study underwent criteria for evidence of validity and reliability (Cronbach's alpha = 0.84 r 0.72) enabling promising indicators for use in conjunction with other batteries in clinical, educational and hospital screens in order to facilitate diagnoses and guidelines on children through self-report. It presents as a perspective for the neuropsychological evaluations in childhood, in the educational processes are needed to clarify and facilitate diagnosis and prevent deficits. Further investigations are planned in order to improve the instrument in order to standardization for use in target audience.
Keywords: Memória
Infância
Desenvolvimento
Aprendizagem
Memory
Childhood
Development
Learning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: SILVA, Joana-D’ark Chaves Monteiro da. Evidências de validade do questionário de memória prospectiva e retrospectiva formato pictórico para crianças: PRMQ-P. 2015. 72 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Programa de Pós Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1230
Issue Date: 13-Feb-2015
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