Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1225
Tipo: Dissertação
Título: Física moderna: divulgação e acessibilidade no ensino médio através das histórias em quadrinhos
Título(s) alternativo(s): Modern physics: dissemination and accessibility in school through of comic books
Autor(es): Ferreira, Rodrigo Medeiros
Primeiro Orientador: Serra, Kleber Cavalcanti
Primeiro Membro da Banca: Silva, Laércio Evandro Ferracioli da
Segundo Membro da Banca: Albuquerque, Samuel Silva de
Terceiro Membro da Banca: Fireman, Elton Casado
Resumo: Este trabalho visa mostrar como as histórias em quadrinhos (HQs), quando utilizadas como recursos didáticos, podem ser eficientes ferramentas na divulgação e na aproximação dos alunos com a física, para tanto apresentaremos os resultados de uma pesquisa onde foram avaliadas as aulas de física através dos quadrinhos. E estando a física diretamente ligada a todo desenvolvimento tecnológico que conhecemos, também destacamos o ensino Física Moderna e Contemporânea (FMC) como de fundamental importância na formação de cidadãos.
Abstract: This work aims to show how the comics (DC comic books), when used as teaching resources, may be effective tools in the disclosure and keep students together with physics, so that we will present results of survey where the physics classes with comic were available. And while physics is directly connected with the whole technological development as we know, we also emphasize teaching Modern and Contemporary Physics (MCF) as fundamental and important role in formation of citizens.
Palavras-chave: Física
Histórias em quadrinhos
Recurso didático
Ensino
Physics
Comic books
Didactic Resources
Teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: FERREIRA, Rodrigo Medeiros. Física moderna: divulgação e acessibilidade no ensino médio através das histórias em quadrinhos. 2013. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1225
Data do documento: 27-Mar-2013
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Física moderna divulgação e acessibilidade no ensino médio através das histórias em quadrinhos.pdf17,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.