00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/824
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Hernández-Domínguez, Arturo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4485667581908849por
dc.contributor.referee1Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5438107871273282por
dc.contributor.referee2Mercado, Luis Paulo Leopoldo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5780536667755396por
dc.contributor.referee3Ferneda, Edilson-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2531761427648020por
dc.creatorSilva, Alex Melo da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1573064853226428por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:46:22Z-
dc.date.available2011-04-18-
dc.date.available2015-08-25T18:46:22Z-
dc.date.issued2008-11-28-
dc.identifier.citationSILVA, Alex Melo da. Um sistema de ensino na WEB baseados em padrões pedagógicos dando ênfase na aprendizagem significativa. 2008. 127 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/824-
dc.description.abstractThe information and communication technologies (ICT) had presented several uses at educational context, creating the need of models which allow to adapt these technological resources in the context of learning and teaching pedagogical practice. The use of the (DE) Distance Education gives to student flexibility in relation to time and place. DE makes the teacher reviews his pedagogical practice and the learning material to be used by internet. This work aims the usage of meaningful learning theory, considering the following aspects: Previous Organizers, Subsumer, Assimilation, Progressive Differentiation, and Integrated Reconciliation. In this work is also taken into account the following pedagogical patterns: RCLAP (Reading, Critique, Lecture, Activity and Presentation with Discussion) and LEASPE (Lecture, Examples, Activity, Student Presentation and Evaluation). RCLAP and LEASPE pedagogical patterns are considered as strategy in the context of a web teaching system. This strategy is used to define online teaching sessions related to a web teaching system. Framework FA_PorT was used to build a web teaching system by internet. The FA_PorT allows to define teaching sessions through the usage of strategies which are represented by a group of tactics.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimentopor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectMeaningful learningeng
dc.subjectpedagogical patternseng
dc.subjectsoftware reuseeng
dc.subjectEducação à distanciapor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectPadrões pedagógicospor
dc.subjectReuso de softwarepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.titleUm sistema de ensino na WEB baseados em padrões pedagógicos dando ênfase na aprendizagem significativapor
dc.title.alternativeA web teaching system, based in pedagogical patterns giving emphasis in meaningful learningeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAs Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) apresentam diversos cenários de aplicação no contexto educacional, criando a necessidade de modelos que permitam adaptar esses recursos tecnológicos numa prática pedagógica de ensino e aprendizagem. O uso da tecnologia na Educação a Distância (EAD) permite ao aluno ter uma flexibilidade com relação a tempo e localidade. No qual a EAD, faz com que o professor reveja sua pratica pedagógica (estratégias) e o material de aprendizagem a ser utilizado via Internet. Este trabalho objetiva a utilização da Teoria da Aprendizagem Significativa, considerando os seguintes aspectos: Organizadores Prévios, Subsunçores, Assimilação, Diferenciação Progressiva e Reconciliação Integrativa, modelados em conjunto com os Padrões Pedagógicos RCLAP (Leitura, Critica, Exposição Teórica, Atividade e Apresentação com Discussão) e LEASPE (Exposição Teórica, Exemplos, Atividade, Apresentação do Estudante e Avaliação) como estratégia no desenvolvimento de um sistema de ensino na Web. A estratégia proposta é utilizada na definição de sessões de ensino online no contexto de um sistema de ensino Web. Para a construção e implementação do sistema foi utilizado o framework FA_PorT, que permite a criação de sistemas de ensino online via Internet. O FA_PorT permite a definição de sessões de ensino através do uso de estratégias que são representadas por um conjunto de táticas.por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um sistema de ensino na WEB baseados em padrões pedagógicos dando ênfase na aprendizagem significativa.pdf2.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.