00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/809
Tipo: Dissertação
Título: Um modelo hí­brido baseado em ontologias e RBC para a concepção de um ambiente de descoberta que proporcione a aprendizagem de conceitos na formação de teorias por intermédio da metáfora de contos infantis
Autor(es): Pessôa Neto, Agnaldo Cavalcante de Albuquerque
Primeiro Orientador: Paraguaçu, Fábio
metadata.dc.contributor.referee1: Hernández-Domí­nguez, Arturo
metadata.dc.contributor.referee2: Ferneda, Edilson
Resumo: O presente trabalho apresenta um modelo de aprendizagem por descoberta no Âmbito de realização de um ambiente de descoberta (PARAGUAÇU,1997) para proporcionar a alunos aprendizes em ciência, o entendimento de como os conceitos que são utilizados na formação de teorias cientí­ficas estão relacionados. O assunto são abordado com a suposição de que ão possí­vel formular teorias cientí­ficas em modelos cientí­ficos (FRIGG; HARTMANN, 2006; RUDNER, 1969), e que estes modelos podem ser disponibilizados para proporcionar tal aprendizagem. Porém, com a disponibilidade de tais modelos, em vez de introduzir termos cientí­ficos relacionados a alguma disciplina cientí­fica, pretende-se para tal realização utilizar a metáfora de contos infantis, ou seja, utilizar um vocabulário de termos onde o aprendiz possa entender intuitivamente como são elaborada uma teoria cientí­fica. Por outro lado, para proporcionar a formalização deste modelo científico, foi adotada a idéia proposta pela arquitetura MIDES (PARAGUAÇU et al., 2003), ou seja, a realização de um modelo cientí­fico com uma representação em XML (W3SCHOOLS, 2005b), em quatro visões de conhecimento: hierárquica, relacional, causal e de questionamento. Sendo assim, pretende-se no decorrer deste trabalho mostrar como são realizada esta formalização em XML e, para isso, são necessário revisar os seguintes assuntos: ambientes de aprendizagem; ontologias; ensino baseado em casos; e alguns aspectos gerais sobre a elaboração de uma teoria cientí­fica e sobre a formulação de uma teoria como um sistema axiomático, como também apresentar as idéias para a elaboração de modelos de aprendizagem por descoberta. Feita esta revisão, tem-se o embasamento necessário para propor uma arquitetura que possa integrar duas aplicações por intermédio deste modelo XML, ou seja, a primeira aplicação serve para uma comunidade de professores que elaboram teorias em modelos cientí­ficos, utilizando a metá¡fora de contos, e a segunda, para alunos que desejam aprender como são realizada a formação de uma teoria, por intermédio dos modelos que foram disponibilizados pela comunidade de professores.
Abstract: The actual work shows a model of discovery learning in order to realize a discovery environment (PARAGUAÇU, 1997) to demonstrate to the apprentice students in science, the understanding of how the concepts that are used in the creation of scientific theories are related. The subject is reached with the idea that is possible to create scientific theories in scientific models (FRIGG; HARTMANN, 2006; RUDNER, 1969), and that these models can be used to help in such learning. However, with the availability of such models, instead of introducing scientific terms related to some scientific topics, it intends to use the metaphor of Fairy Tales, what means, the vocabulary use of terms where the apprentice can understand by intuition on how a scientific theory is elaborated. On the other hand, in order to create and formalize this scientific model it was created the idea that was proposed by MIDES Architecture MIDES (PARAGUAÇU et al., 2003), which means the creation of a scientific model with the representation in XML (W3SCHOOLS, 2005b) in four views of knowledge: Hierarchy, Relational, Causal, and by Asking. So, the idea of this work is to show how the creation in XML is made, and to do so, it s necessary to make a review of the following subjects: learning environments; teaching based on cases; and some general aspects of a creation of a scientific theory, and about the creation of a theory like an axiomatic system, as well as to present the ideas for the elaboration of discovery learning models. When this review is done, we have the necessary knowledge to propose an architecture able to integrate two applications by the use of XML, that is, the first application is to a teacher s community that elaborate theories in scientific models using the metaphor of the Fairy Tales, and the second one, for students that desire to learn how the creation of a theory is made, by the use of models that were introduced by the teacher s community.
Palavras-chave: Science
Ontology
CBR
XML
Scientific theory
Discovery learning
Scientific reasoning
Ciência
Ontologia
RBC
XML
Teoria cientí­fica
Aprendizagem por descoberta
Raciocí­nio cientí­fico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Modelagem Computacional de Conhecimento
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento
Citação: PESSÔA NETO, Agnaldo Cavalcante de Albuquerque. Um modelo hí­brido baseado em ontologias e RBC para a concepção de um ambiente de descoberta que proporcione a aprendizagem de conceitos na formação de teorias por intermédio da metáfora de contos infantis. 2006. 227 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2006.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/809
Data do documento: 11-dez-2006
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_AgnaldoCavalcante_2006.pdf5.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.