Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/809
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Paraguaçu, Fábio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5438107871273282 | por |
dc.contributor.referee1 | Hernández-Domínguez, Arturo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | HERNÁNDEZ-DOMÍNGUEZ, A. | por |
dc.contributor.referee2 | Ferneda, Edilson | - |
dc.contributor.referee2Lattes | FERNEDA, E. | por |
dc.creator | Pessôa Neto, Agnaldo Cavalcante de Albuquerque | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2361679033109503 | por |
dc.date.accessioned | 2015-08-25T18:46:19Z | - |
dc.date.available | 2008-03-18 | - |
dc.date.available | 2015-08-25T18:46:19Z | - |
dc.date.issued | 2006-12-11 | - |
dc.identifier.citation | PESSÔA NETO, Agnaldo Cavalcante de Albuquerque. Um modelo híbrido baseado em ontologias e RBC para a concepção de um ambiente de descoberta que proporcione a aprendizagem de conceitos na formação de teorias por intermédio da metáfora de contos infantis. 2006. 227 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2006. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/809 | - |
dc.description.abstract | The actual work shows a model of discovery learning in order to realize a discovery environment (PARAGUAÇU, 1997) to demonstrate to the apprentice students in science, the understanding of how the concepts that are used in the creation of scientific theories are related. The subject is reached with the idea that is possible to create scientific theories in scientific models (FRIGG; HARTMANN, 2006; RUDNER, 1969), and that these models can be used to help in such learning. However, with the availability of such models, instead of introducing scientific terms related to some scientific topics, it intends to use the metaphor of Fairy Tales, what means, the vocabulary use of terms where the apprentice can understand by intuition on how a scientific theory is elaborated. On the other hand, in order to create and formalize this scientific model it was created the idea that was proposed by MIDES Architecture MIDES (PARAGUAÇU et al., 2003), which means the creation of a scientific model with the representation in XML (W3SCHOOLS, 2005b) in four views of knowledge: Hierarchy, Relational, Causal, and by Asking. So, the idea of this work is to show how the creation in XML is made, and to do so, it s necessary to make a review of the following subjects: learning environments; teaching based on cases; and some general aspects of a creation of a scientific theory, and about the creation of a theory like an axiomatic system, as well as to present the ideas for the elaboration of discovery learning models. When this review is done, we have the necessary knowledge to propose an architecture able to integrate two applications by the use of XML, that is, the first application is to a teacher s community that elaborate theories in scientific models using the metaphor of the Fairy Tales, and the second one, for students that desire to learn how the creation of a theory is made, by the use of models that were introduced by the teacher s community. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Modelagem Computacional de Conhecimento | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento | por |
dc.publisher.initials | UFAL | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Science | eng |
dc.subject | Ontology | eng |
dc.subject | CBR | eng |
dc.subject | XML | eng |
dc.subject | Scientific theory | eng |
dc.subject | Discovery learning | eng |
dc.subject | Scientific reasoning | eng |
dc.subject | Ciência | por |
dc.subject | Ontologia | por |
dc.subject | RBC | por |
dc.subject | XML | por |
dc.subject | Teoria científica | por |
dc.subject | Aprendizagem por descoberta | por |
dc.subject | Raciocínio científico | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.title | Um modelo híbrido baseado em ontologias e RBC para a concepção de um ambiente de descoberta que proporcione a aprendizagem de conceitos na formação de teorias por intermédio da metáfora de contos infantis | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta um modelo de aprendizagem por descoberta no Âmbito de realização de um ambiente de descoberta (PARAGUAÇU,1997) para proporcionar a alunos aprendizes em ciência, o entendimento de como os conceitos que são utilizados na formação de teorias científicas estão relacionados. O assunto são abordado com a suposição de que ão possível formular teorias científicas em modelos científicos (FRIGG; HARTMANN, 2006; RUDNER, 1969), e que estes modelos podem ser disponibilizados para proporcionar tal aprendizagem. Porém, com a disponibilidade de tais modelos, em vez de introduzir termos científicos relacionados a alguma disciplina científica, pretende-se para tal realização utilizar a metáfora de contos infantis, ou seja, utilizar um vocabulário de termos onde o aprendiz possa entender intuitivamente como são elaborada uma teoria científica. Por outro lado, para proporcionar a formalização deste modelo científico, foi adotada a idéia proposta pela arquitetura MIDES (PARAGUAÇU et al., 2003), ou seja, a realização de um modelo científico com uma representação em XML (W3SCHOOLS, 2005b), em quatro visões de conhecimento: hierárquica, relacional, causal e de questionamento. Sendo assim, pretende-se no decorrer deste trabalho mostrar como são realizada esta formalização em XML e, para isso, são necessário revisar os seguintes assuntos: ambientes de aprendizagem; ontologias; ensino baseado em casos; e alguns aspectos gerais sobre a elaboração de uma teoria científica e sobre a formulação de uma teoria como um sistema axiomático, como também apresentar as idéias para a elaboração de modelos de aprendizagem por descoberta. Feita esta revisão, tem-se o embasamento necessário para propor uma arquitetura que possa integrar duas aplicações por intermédio deste modelo XML, ou seja, a primeira aplicação serve para uma comunidade de professores que elaboram teorias em modelos científicos, utilizando a metá¡fora de contos, e a segunda, para alunos que desejam aprender como são realizada a formação de uma teoria, por intermédio dos modelos que foram disponibilizados pela comunidade de professores. | por |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_AgnaldoCavalcante_2006.pdf | 5.69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.