00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7828
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Viana, Maria Aparecida Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5842179916349442pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Abdízia Maria Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8978186925444582pt_BR
dc.contributor.referee2Cavalcante, Valéria Campos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6189537710156188pt_BR
dc.creatorSouza, Emanuelle de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0334010583344068pt_BR
dc.date.accessioned2021-05-19T16:13:59Z-
dc.date.available2022-05-19-
dc.date.available2021-05-19T16:13:59Z-
dc.date.issued2019-12-15-
dc.identifier.citationSOUZA, Emanuelle de Oliveira. A valorização da cultura popular e da oralidade na EJA(I): experiências formativas do pibid contribuindo para a construção dos modos de ensinar. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7828-
dc.description.abstractThe present work is based on the experience in two projects, linked to the Institutional Program of Teaching Initiation Scholarships (PIBID), of the Distance Pedagogy course of the Federal University of Alagoas. The objective was to contribute to the reflection on the relationship between the student’s cultural references and the pedagogical practice in the classroom, starting from two projects developed with two classes of the 1st phase of the 1st segment of Young Adults and Aged Education (EJAI), in a school of the municipal education network of Maceió, Alagoas; involving, in one class, the use of the newspaper, and in another, the cordel. The adopted methodology was based on the qualitative research with case study approach. The experience lived during the projects highlighted the importance of a reflective teaching practice that respects the characteristic heterogeneity of the EJAI classes, seeking the systematization of the contents; with the use of a didactic sequence that enhances student’s learning through the appreciation of their orality and their cultural background as a basis for the development of reading and writing. The results show that the use of a didactic sequence favoring orality can contribute significantly to the development of reading and writing skills of the EJAI and that the experience in PIBID brings consistent foundations for Pedagogy education, as it enables the reflective exercise of teaching action and in-depth dialogue between theory and professional practice. In addition, it was possible to see the importance of PIBID in the initial formation of Pedagogues, especially in the context of EJAI.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia Ensino a Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectPIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência)pt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectEJAI (Educação de Jovens Adultos e Idosos)pt_BR
dc.subjectDidacticspt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpt_BR
dc.titleA valorização da cultura popular e da oralidade na EJAI: experiências formativas do PIBID contribuindo para a construção dos modos de ensinarpt_BR
dc.title.alternativeThe valuation of popular culture and orality in EJA(I): formative experiences of pibid contributing to the construction of ways of teachingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho baseia-se na experiência em dois projetos, vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), do curso de Pedagogia a Distância da Universidade Federal de Alagoas. Teve como objetivo contribuir com a reflexão sobre relação entre as referências culturais dos(as) alunos(as) e a prática pedagógica em sala de aula, partindo de dois projetos desenvolvidos junto a duas turmas da 1ª fase, do 1º segmento da Educação de Jovens Adultos e Idosos (EJAI), em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Maceió, Alagoas; envolvendo, em uma turma, o uso do jornal, e em outra, o cordel. A metodologia adotada fundamentou-se na pesquisa qualitativa com abordagem do estudo de caso. A experiência vivida durante os projetos ressaltou a importância de um fazer docente reflexivo, que respeite a heterogeneidade característica das turmas da EJAI, buscando a sistematização dos conteúdos; com o uso de uma sequência didática que potencialize a aprendizagem dos(as) alunos(as), por meio da valorização da oralidade e da bagagem cultural dos mesmos, como base para o desenvolvimento da leitura e da escrita. Nos resultados, constata-se que o uso de sequência didática privilegiando a oralidade pode contribuir significativamente para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita da EJAI e que a experiência no PIBID traz fundamentos consistentes para a formação em Pedagogia, pois possibilita o exercício reflexivo da ação docente e o diálogo aprofundado entre a teoria e a prática profissional. Além disso, foi possível constatar a importância do PIBID na formação inicial dos (as) Pedagogos (as), especialmente no âmbito da EJAI.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.