00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3181078095367990pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Maria da Conceição Valença da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9043509993118788pt_BR
dc.contributor.referee2Sales Junior, Valdick Barbosa de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1067339222870668pt_BR
dc.creatorRego, Fernando Rubem de Medeiros Lima-
dc.creatorSantos, Luciana Rosy Lopes-
dc.date.accessioned2021-05-08T17:17:30Z-
dc.date.available2021-05-08-
dc.date.available2021-05-08T17:17:30Z-
dc.date.issued2020-04-24-
dc.identifier.citationREGO, Fernando Rubem de Medeiros Lima, SANTOS, Luciana Rosy Lopes. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7816-
dc.description.abstractThe research presented here aimed to analyze the reach of the state of flow from the development of the gamified teaching strategy in a class with 28 students attending higher education in the discipline of Planning, Curriculum and Evaluation, offered for undergraduate courses in Mathematics and Chemistry at the Federal University of Alagoas, in addition to assessing the perception of teachers in relation to the use of this methodology in the process teaching and learning. The qualitative methodology was anchored in the approach of the Case, using observation instruments and an online questionnaire as data collection instruments. The results confirm that gamification promotes the state of flow through engagement, motivation and immersion in activities, thereby increasing the ability to solve problems. In the analysis of the data it was verified that the gamified methodology developed contributed to the learning of the subject's contents and that this strategy was not previously developed or presented by any teacher in the context of this discipline.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia Ensino a Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstratégias Gamificadaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMetodologia Ativapt_BR
dc.subjectFlowpt_BR
dc.subjectEstado de fluxopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectGamified Strategiespt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectMethodology Activept_BR
dc.subjectFlow statept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleA promoção do estado de flow no desenvolvimento da gamificação como estratégia de ensinopt_BR
dc.title.alternativeThe promotion of the stateof flow in the development of gamification as teacling strategypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA pesquisa aqui apresentada teve como objetivo analisar o alcance do estado de flow a partir do desenvolvimento da estratégia de ensino gamificada em uma turma com 28 alunos cursando nível superior na disciplina de Planejamento, Currículo e Avaliação, ofertada para os cursos de graduação em Matemática e Química da Universidade Federal de Alagoas, além de avaliar qual a percepção dos docentes em relação ao uso dessa metodologia no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia, qualitativa, ancorou-se na abordagem do Estudo de Caso, utilizando como instrumentos de coleta de dados a observação e um questionário online. Os resultados confirmam que a gamificação promove o estado de flow através do engajamento, da motivação e imersão nas atividades, por conseguinte aumentando a capacidade em resolver problemas. Na analise dos dados verificou-se que a metodologia gamificada desenvolvida contribuiu para a aprendizagem dos conteúdos da disciplina e que essa estratégia não foi desenvolvida ou apresentada anteriormente por nenhum professor no contexto desta disciplina.pt_BR
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