00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7795
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Nágib José Mendes dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1902702018378459pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Thiago Bruno de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2671792257238553pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Elza Maria da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8658721923461828pt_BR
dc.creatorAlbuquerque, Maria Rêgo Tenório de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8814440884543742pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-26T21:29:17Z-
dc.date.available2021-04-26-
dc.date.available2021-04-26T21:29:17Z-
dc.date.issued2020-02-12-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Maria Rêgo Tenório de. Alunos surdos na educação infantil: um olhar sobre o uso da metodologia bilíngue e pedagogia visual no processo de letramento.2020. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7795-
dc.description.abstractThe late acquisition of a natural language results in delays on the cognitive development of an individual. The deaf child, who most of the times is born in a hearing family that doesn‟t use the sign language to communicate, ends up having late access to a structured language, which only happens when the child starts going to school. As the early childhood education is the first stage of the Brazilian primary education, it is necessary that the preschool teacher uses not only the Brazilian Sign Language to communicate with the deaf student, but also uses methodologies that enable the cognitive development of the student and construction of identity. In this paper it will be presented two methodologies that guarantee the respect and appreciation of the deaf culture and the promotion of the deaf student in the literate world considering the written Portuguese language as second language, which are the Visual Pedagogy and the Bilingual Education, considering studies developed by Vygotsky (1989), Coelho (2010), Mendes (2015), Fizeto (2015), among others.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAquisição de linguagempt_BR
dc.subjectEnsino bilínguept_BR
dc.subjectPedagogia visualpt_BR
dc.subjectCultura surdapt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectlanguage acquisitionpt_BR
dc.subjectBilingual educationpt_BR
dc.subjectDeafnesspt_BR
dc.subjectDeaf culturept_BR
dc.subjectVisual pedagogypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleAlunos surdos na educação infantil: um olhar sobre o uso da metodologia bilíngue e pedagogia visual no processo de letramentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA aquisição de uma língua natural de forma tardia resulta em atrasos no desenvolvimento cognitivo de um indivíduo. A criança surda, que muitas vezes nasce em uma família ouvinte que não utiliza a língua de sinais, acaba por ter acesso tardiamente a uma língua estruturada, que muitas vezes só vem a acontecer na sua chegada à escola. Sendo a Educação Infantil a primeira etapa do ensino básico brasileiro, se faz necessário que o professor atuante neste nível faça o uso não somente da Língua Brasileira de Sinais para se comunicar com o aluno surdo, mas também de metodologias que possibilitem o desenvolvimento cognitivo do aluno e construção da sua identidade. Neste trabalho serão apresentadas duas metodologias que garantem o respeito e valorização da cultura surda e a promoção do aluno surdo no mundo letrado considerando a língua portuguesa na modalidade escrita como segunda língua, sendo estas a Pedagogia Visual e o Ensino Bilíngue, utilizando como base teórica estudos desenvolvidos por Vygotsky (1989), Coelho (2010), Mendes (2015), Fuzeto (2015), entre outros.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.