Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7792
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Freitas, Marinaide Lima de Queiroz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0771452713521203 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cavalcante, Valéria Campos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6189537710156188 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Jailson Costa da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4481661071361187 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Lyzandra Santos da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8867331585047283 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-22T18:18:28Z | - |
dc.date.available | 2021-04-22 | - |
dc.date.available | 2021-04-22T18:18:28Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-26 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Lyzandra Santos da. Alfabetização/letramento na EJA: um diálogo conceitual. 2020. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7792 | - |
dc.description.abstract | ARTIGO | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Cartografia | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.subject | Genealogia | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS | pt_BR |
dc.title | Alfabetização/letramento na EJA: um diálogo conceitual | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo que tem como objetivo socializar o processo que originou a genealogia e a cartografia sobre alfabetização/letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA)e é resultado de uma pesquisa realizada no Programa Institucional de Bolsas da Iniciação Cientifica (Pibic), no período de 2019 e 2020, inserida no Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (Multieja) e articulada a uma investigação luso-brasileira, denominada “Fundamentos e autores recorrentes do campo da educação de jovens e adultos no Brasil: a construção de um glossário eletrônico (2017-2020)”, que visa compreender os principais fundamentos, termos/conceitos e autores recorrentes do campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), vinculada à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Utiliza-se da abordagem quantiqualitativa (CRESWELL, 2010), com ênfase na pesquisa bibliográfica/exploratória (LIMA; MIOTO, 2007), na análise documental (LÜDKE; ANDRÉ, 2013), (BOGDAN; BIKLEN, 1994) e na técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). A pesquisa de iniciação científica utilizou como fonte o repositório da Capes, em relação aos Periódicos A1 até B2, tendo como base os seguintes descritores “alfabetização na EJA”, “alfabetização e letramento na EJA” e “letramento na EJA”, o que gerou um corpus de 27 artigos. O texto apontou que os artigos foram limitados quantitativamente em relação ao período estudado (2001-2019), o que limitou também a possibilidade de dispormos de mais verbetes constantes no glossário, expresso didaticamente por categorias. Mostrou, ainda, um diálogo promissor entre os autores da Educação e da Linguagem e uma qualidade ímpar nas publicações, analisadas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alfabetização-Letramento na EJA - um diálogo conceitual.pdf | 449.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.