00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7790
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A educação ambiental no campo da geografia: a práxis pedagógica
Autor(es): Santos, Edson Antonio dos
Primeiro Orientador: Almeida, Ricardo Santos de
metadata.dc.contributor.referee1: Melo, Maria Aparecida Vieira de
metadata.dc.contributor.referee2: Borba, Sara Ingrid
Resumo: Este estudo objetiva-se a compreender a prática pedagógica no campo da geografia sobre a educação ambiental no ambiente escolar de São Luis do Quitunde/AL, em 2019. Para tanto é realizado um estudo com a finalidade de identificar os problemas ambientais na cidade pesquisada; desenvolver reflexões sobre os problemas ambientais por meio das análises de práticas industriais; explicitar a importância da educação ambiental em ser problematizada na área da geografia. O principio que se destaca no presente estudo é como a educação ambiental vem sendo considerada no campo da geografia no ambiente escolar em São Luis do Quitunde/AL, em 2019? A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho é uma pesquisa de campo, tendo como instrumento a observação e a intervenção pedagógica no lócus da pesquisa.
Abstract: This study aims to understand the pedagogical practice in the field of geography on environmental education in the school environment of São Luis do Quitunde / AL, in 2019. To this end, a study is carried out with the purpose of identifying environmental problems in the city researched; develop reflections on environmental problems through the analysis of industrial practices; explain the importance of environmental education being problematized in the area of geography. The principle that stands out in the present study is how environmental education has been considered in the field of geography in the school environment in São Luis do Quitunde / AL, in 2019? The methodology used for the development of this work is a field research, using observation and pedagogical intervention as a tool in the research locus.
Palavras-chave: Geografia
Prática pedagógica
Educação ambiental
Geography
Pedagogical practice
Environmental education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia Ensino a Distância
Citação: SANTOS, Edson Antonio dos. A educação ambiental no campo da geografia: a práxis pedagógica. 2020. [33] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia EaD) - Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7790
Data do documento: 30-abr-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A educação ambiental no campo da geografia: a práxis pedagógica.pdf5.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.