00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7785
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Levino, Natallya de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2495024004949828pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Edilson dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9314379911392966pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Anderson Moreira Aristides dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0335447705890131pt_BR
dc.creatorLima Filho, Walter Araújo de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9960336949484028pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-20T02:37:15Z-
dc.date.available2021-03-10-
dc.date.available2021-04-20T02:37:15Z-
dc.date.issued2021-01-28-
dc.identifier.citationLIMA FILHO, Walter Araújo de. Processo de ensino-aprendizagem: uma análise do desempenho de alunos no curso de Administração da Universidade Federal de Alagoas. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7785-
dc.description.abstractConsidering the characteristics alluding to the process of teaching and learning in the scenario of universities, this work aimed to analyze the academic performance of students of the UFAL administration course, in the discipline of financial and budget management. In order to achieve the objectives, a descriptive research was carried out, using documents relevant to the teaching-learning process, it was inferred about the students' performance with regard to grades and absences in the period from 2015 to 2019. For disclosure of the results by Pearson's correlation tests, linear regression analysis and t-student were used through statistical inferences. The results demonstrate a distribution of the averages obtained, and the studied shift is not a determining factor for the student's final performance. The highest averages were found in the second part of the discipline. In both subjects there were failures due to the abandonment by the students. It is concluded that there is a deficiency in relation to the students' performance and that factors such as motivation, previous contact with subjects related to the discipline, didactics and methods influence the, demanding continuous efforts to achieve this context that requires students to be active participants of this process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino superior - Administraçãopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectAdministration educationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectAcademic achievementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleProcesso de ensino-aprendizagem: uma análise do desempenho de alunos no curso de administração da Universidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoConsiderando as características alusivas ao processo de ensino aprendizagem no cenário das universidades, este trabalho teve como objetivo analisar o desempenho acadêmico dos discentes do curso de administração da UFAL, na disciplina de gestão financeira e orçamentária. Para o alcance dos objetivos foi realizada uma pesquisa descritiva, por meio dos documentos pertinentes ao processo de ensino-aprendizagem inferiu-se sobre o desempenho dos alunos no que diz respeito às notas e faltas no período de 2015 a 2019. Para evidenciação dos resultados por meio das inferências estatísticas foram utilizados os testes de correlação de pearson, análise de regressão linear e t-student. Os resultados demonstram uma distribuição das médias obtidas, sendo que o turno estudado não é um fator determinante para o desempenho final do aluno. As maiores médias foram constatadas na segunda parte da disciplina. Em ambas das disciplinas houveram reprovações em decorrência do abandono por parte dos alunos. Conclui-se que há uma deficiência em relação ao desempenho dos alunos e que fatores como a motivação, contato prévio com assuntos relacionados à disciplina, didática e métodos influenciam na, demandando esforços contínuos para a concretização desse contexto que exige que os alunos sejam participes ativos deste processo.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.