Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7780
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Viviane de Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7168613854793428 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Guerra, Ediel Azevedo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0278809014425200 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Ana Carolina Costa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1062497580478584 | pt_BR |
dc.creator | Correia, Nickson Deyvis da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4375220031510388 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-19T19:41:46Z | - |
dc.date.available | 2021-04-12 | - |
dc.date.available | 2021-04-19T19:41:46Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-28 | - |
dc.identifier.citation | CORREIA, Nickson Deyvis da Silva. Álgebra e aritmética em livros didáticos de 1879 a 2018: uma possível abordagem usando geometria. 2020. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7780 | - |
dc.description.abstract | null | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Aritmética | pt_BR |
dc.subject | Álgebra | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Mathematics teching | pt_BR |
dc.subject | Arithmetic | pt_BR |
dc.subject | Algebra | pt_BR |
dc.subject | Geometry | pt_BR |
dc.subject | Didatic books | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | Álgebra e aritmética em livros didáticos de 1879 a 2018: uma possível abordagem usando geometria | pt_BR |
dc.title.alternative | Algebra and arithmetics in school books from 1879 to 2018: a possible approach using geometry | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Ao estudarmos a História da Educação Matemática no Brasil, podemos perceber as mudanças ocorridas no Sistema Educacional Brasileiro e como a Aritmética e a Álgebra foram organizadas ao longo dos anos no Ensino Básico. Ao estudarmos a História da Matemática em geral, vimos que alguns problemas de Álgebra e Aritmética foram abordados de forma geométrica ao longo da história. Desse modo, o objetivo desse trabalho foi compreender como a Aritmética e a Álgebra foram abordadas nos livros didáticos de 1879 a 2018 do Ensino Fundamental II e propor uma possível abordagem geométrica para seus conteúdos ou problemas algébricos e aritméticos. Para esse trabalho documental desenvolvido no projeto de pesquisa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic) do Grupo de Pesquisa História da Matemática e Educação Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), utilizamos uma metodologia exploratória para verificarmos como a Álgebra e Aritmética foram abordadas em didáticos de 1879, 1914, 1922 e 1931 referentes ao Ensino Secundário, livros didáticos de 1943, 1948, 1954, 1958 e 1959 referentes ao Ensino Ginasial, livros didáticos de 1995 referentes aos anos finais do Ensino do 1º grau e livros didáticos de 2009 e 2018 referentes ao Ensino Fundamental II. Além disso, utilizamos a metodologia qualitativa para propor a abordagem geométrica em alguns conteúdos ou problemas algébricos ou aritméticos. Utilizamos livros didáticos presentes em repositório institucional on-line e em acervos pessoais de professores que vieram a colaborar, disponibilizando esses livros para esse trabalho. Ressaltamos que a obra didática de 2018 foi indicada no Guia de Livros Didáticos 2020 do Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD), sendo assim, esse trabalho aborda o tratamento da Álgebra e da Aritmética até 2020. Por meio desse estudo, compreendemos as principais contribuições dos matemáticos durante a História da Matemática e a organização do Ensino de Matemática no Brasil como: as leis e decretos estabelecidos, as mudanças nos programas da disciplina, as contribuições do Movimento da Matemática Moderna, os critérios exigidos nos programas dos livros didáticos, as abordagens de alguns conteúdos algébricos e aritméticos por seus autores e possíveis abordagens geométricas desses conteúdos. Com esse estudo, concluímos que abordagens geométricas podem contribuir na compreensão de conteúdos algébricos e aritméticos. Destacamos também que o fato do professor de Matemática conhecer várias metodologias para abordar um conteúdo pode facilitar na escolha do melhor modo a adotar em suas aulas, principalmente nos conteúdos de Aritmética e Álgebra. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Álgebra e aritmética em livros didáticos de 1879 a 2018_uma possível abordagem usando geometria.pdf | 7.38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.