00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7744
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino integral de tempo integral em alagoas: um relato de experiência
Título(s) alternativo(s): High school’s integral and full-time education of Alagoas: an experience report
Autor(es): Costa, Marianne Lemos
Primeiro Orientador: Silva , Nadja Maria Vieira da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silveira, Marília
metadata.dc.contributor.referee1: Vasconcelos, Angelina Nunes de
Resumo: Este relato de experiência ocorreu em uma escola estadual de Alagoas, inserida no Programa Alagoano de Ensino Integral (PALEI), política pública de educação que vem impactando o cotidiano escolar. A experiência está vinculada a um projeto de extensão universitária do curso de psicologia. Trata-se de intervenção construída por extensionistas junto a docentes e gestão de uma escola de ensino médio da rede estadual de Alagoas. A mesma teve como objetivo principal pôr em discussão a recente implementação da política educacional de ensino integral de tempo integral e seus efeitos no cotidiano escolar. A discussão teve como base os diários de campo referentes aos encontros e o documento estadual que norteia as práticas de ensino integral, o PALEI. Para tal análise e discussão foi utilizada a perspectiva de análise institucional de Renè Lourau. Foram realizados Seminários e Rodas de Conversa, os quais trouxeram, como elementos centrais de discussão, a formação em serviço, as atribuições docentes e os limites no tutelamento de estudantes, as metodologias de aula e de avaliação, os vínculos de trabalho, as formas e ferramentas de comunicação interpessoal e as políticas públicas. Por fim, percebe-se a importância da formação em serviço bem como dos encontros regulares em equipe como espaço de reflexão sobre as práticas, estas, referenciadas pela recente política de educação em questão.
Abstract: This experience report occurred in a state school of Alagoas, inserted in the Programa Alagoano de Ensino Integral (PALEI), a public education policy that has been impacting the quotidian of the schools. The experience is linked to a university extension project from the psychology course. It is about an intervention constructed by extension workers alongside teachers and school managers of a high school from the state of Alagoas. This intervention had the main purpose to discuss the recent implementation of educational policy of high school’s integral and full-time education and their effects on daily school. The discussion was based on the logbooks about the meetings and also on the state guiding document about the integral and full-time education, PALEI. For such analysis and discussion was used the perspective of institutional analysis, from Renè Lourau. Seminars and Conversation Circles brought as points of discussion the in-service professional qualification, assignments to teachers and the limits of student tutelage, class and evaluation methods, work bonds, forms and tools of interpersonal communication, and the public policies. Lastly, it is clear the significance of in-service professional qualification besides the regular work group meetings as a space for reflection on practices, which are referred by this recent education policy.
Palavras-chave: Educação
Políticas públicas
Ensino integral de tempo integral
Educação de tempo integral
Relato de experiência
Education
Public policies
Integral education
Full-time education
Experience report
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia
Citação: COSTA, Marianne Lemos. Ensino integral de tempo integral em alagoas: um relato de experiência. 2020. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 20201.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7744
Data do documento: 20-jul-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino integral de tempo integral em alagoas - um relato de experiência.pdf991.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.