00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7744
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva , Nadja Maria Vieira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6037014991094234pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silveira, Marília-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3589257933308427pt_BR
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Angelina Nunes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061413632710947pt_BR
dc.creatorCosta, Marianne Lemos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5392187070835367pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-15T20:41:28Z-
dc.date.available2021-04-15-
dc.date.available2021-04-15T20:41:28Z-
dc.date.issued2020-07-20-
dc.identifier.citationCOSTA, Marianne Lemos. Ensino integral de tempo integral em alagoas: um relato de experiência. 2020. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 20201.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7744-
dc.description.abstractThis experience report occurred in a state school of Alagoas, inserted in the Programa Alagoano de Ensino Integral (PALEI), a public education policy that has been impacting the quotidian of the schools. The experience is linked to a university extension project from the psychology course. It is about an intervention constructed by extension workers alongside teachers and school managers of a high school from the state of Alagoas. This intervention had the main purpose to discuss the recent implementation of educational policy of high school’s integral and full-time education and their effects on daily school. The discussion was based on the logbooks about the meetings and also on the state guiding document about the integral and full-time education, PALEI. For such analysis and discussion was used the perspective of institutional analysis, from Renè Lourau. Seminars and Conversation Circles brought as points of discussion the in-service professional qualification, assignments to teachers and the limits of student tutelage, class and evaluation methods, work bonds, forms and tools of interpersonal communication, and the public policies. Lastly, it is clear the significance of in-service professional qualification besides the regular work group meetings as a space for reflection on practices, which are referred by this recent education policy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEnsino integral de tempo integralpt_BR
dc.subjectEducação de tempo integralpt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPublic policiespt_BR
dc.subjectIntegral educationpt_BR
dc.subjectFull-time educationpt_BR
dc.subjectExperience reportpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleEnsino integral de tempo integral em alagoas: um relato de experiênciapt_BR
dc.title.alternativeHigh school’s integral and full-time education of Alagoas: an experience reportpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste relato de experiência ocorreu em uma escola estadual de Alagoas, inserida no Programa Alagoano de Ensino Integral (PALEI), política pública de educação que vem impactando o cotidiano escolar. A experiência está vinculada a um projeto de extensão universitária do curso de psicologia. Trata-se de intervenção construída por extensionistas junto a docentes e gestão de uma escola de ensino médio da rede estadual de Alagoas. A mesma teve como objetivo principal pôr em discussão a recente implementação da política educacional de ensino integral de tempo integral e seus efeitos no cotidiano escolar. A discussão teve como base os diários de campo referentes aos encontros e o documento estadual que norteia as práticas de ensino integral, o PALEI. Para tal análise e discussão foi utilizada a perspectiva de análise institucional de Renè Lourau. Foram realizados Seminários e Rodas de Conversa, os quais trouxeram, como elementos centrais de discussão, a formação em serviço, as atribuições docentes e os limites no tutelamento de estudantes, as metodologias de aula e de avaliação, os vínculos de trabalho, as formas e ferramentas de comunicação interpessoal e as políticas públicas. Por fim, percebe-se a importância da formação em serviço bem como dos encontros regulares em equipe como espaço de reflexão sobre as práticas, estas, referenciadas pela recente política de educação em questão.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino integral de tempo integral em alagoas - um relato de experiência.pdf991.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.