Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7727
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Valdemir da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0244765202066217 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Costa, Carlos Everaldo Silva da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8129653810168271 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Tércio de Morais Sampaio | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6422000452330465 | pt_BR |
dc.creator | Assis, Gabriel Gregório Santos De | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8829463020948005 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-13T02:52:56Z | - |
dc.date.available | 2021-04-12 | - |
dc.date.available | 2021-04-13T02:52:56Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | ASSIS, Gabriel Gregório Santos de. Grau de conhecimento dos estudantes concluintes do curso de ciências contábeis das universidades públicas de Alagoas sobre os impactos da indústria 4.0 no exercício da profissão. 2020. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Contábeis) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7727 | - |
dc.description.abstract | Humanity today lives a turning point, a time of surprising progress with digital technologies that will bring profound benefits and social consequences. Industry 4.0 will cause several changes in business models in which the entire occupation has partial automation potential, while the accountant is not out of this reality. The present study sought to investigate the level of knowledge and importance of students graduating from the Accounting Sciences course at public universities in the state of Alagoas on the impacts of industry 4.0 on Accounting. The research is configured as descriptive and exploratory, since the survey was used, which corresponds to the data collection of a specific questionnaire population; the approach is characterized as quantitative and qualitative, as the data was propagated through statistics and reflection. The results obtained demonstrate the unpreparedness of both students to work in the 4.0 environment and educational institutions to insert activities in their curricular series aimed at this new job market. Finally, a company of the theme is clear, since scenario 4.0 represents the future of work and associations. Thus, it is clear that higher education institutions and future accounting professionals need to be adapted to this reality, which is full of challenges and opportunities. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Indústria 4.0 | pt_BR |
dc.subject | Profissão contábil | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Industry 4.0 | pt_BR |
dc.subject | Accounting profession | pt_BR |
dc.subject | Technology | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | pt_BR |
dc.title | Grau de conhecimento dos estudantes concluintes do curso de ciências contábeis das universidades públicas de Alagoas sobre os impactos da indústria 4.0 no exercício da profissão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A humanidade hoje vive um ponto de inflexão, uma época de progresso surpreendente com as tecnologias digitais que trarão profundos benefícios e consequências sociais. A indústria 4.0 provocará diversas mudanças nos modelos de negócios em que toda a ocupação possui potencial parcial de automação, concomitantemente o contador não se encontrará fora desta realidade. O presente estudo buscou investigar o nível de conhecimento e importância para os estudantes concluintes do curso de Ciências Contábeis das universidades públicas do estado de Alagoas sobre os impactos da indústria 4.0 na Contabilidade. A pesquisa configura-se como descritiva e exploratória, pois foi utilizado o levantamento Survey, que corresponde à coleta de dados de uma determinada população através de questionário; a abordagem é caracterizada como mista, pois os dados foram analisados, na sequência, por meio da estatística e da reflexão. Os resultados obtidos demonstram a falta de qualificação dos estudantes de contabilidade para atuar no ambiente 4.0, bem como das instituições de ensino para inserir atividades em sua grade curricular voltadas a este novo mercado de trabalho. Por fim, fica clara a relevância do assunto, visto que o cenário 4.0 representa o futuro do trabalho e das organizações, desse modo esses resultados contribuem no sentido de revelar às instituições de ensino superior e aos futuros profissionais contábeis a necessidade se adequar a esta realidade que se apresenta repleta de desafios e oportunidades. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FEAC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Grau de conhecimento dos estudantes concluintes do curso de ciências contábeis das universidades públicas de Alagoas sobre os impactos da indústria 4.0 no exercício da profissão.pdf | 816.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.