06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7724
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bastos, Ana Paula Solino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3715942503605367pt_BR
dc.contributor.referee1Pavezi, Marilza-
dc.contributor.referee2Pereira, Rodrigo-
dc.creatorConceição, Flávia Santos da-
dc.date.accessioned2021-04-08T14:32:50Z-
dc.date.available2021-04-08-
dc.date.available2021-04-08T14:32:50Z-
dc.date.issued2021-02-24-
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Flávia Santos da. A Construção do Projeto Político Pedagógico de uma Escola Municipal de Delmiro Gouveia Alagoas: entre limites e possibilidades. 2021. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7724-
dc.description.abstractThe present work aims to investigate how the process of planning and construction of PPP takes place, seeking to analyze its limits and possibilities in a municipal school of Delmiro Gouveia -AL. To develop this work we use as theoretical and methodological foundation the main scholars in the area such as: Celso Vasconcellos, Danilo Gandi, Vitor Henrique Paro, Maximiliano Menegolla, among others who highlight the importance of planning during teaching practice and school organization. Methodologically, the research was constructed qualitatively, aiming to understand the different perceptions of the subjects involved in the ppp construction process. From the interview conducted during the field research, we organized the analysis into 6 categories, which presented relationships with the questions of the interview, which are: a) Conception of democratic management; b) Experience reports on the process of building democratic management; c) The role of UFAL in the training of teachers and managers; d) Difficulties encountered for the preparation of the PPP in Democratic Management; e) Possibilities found for the elaboration of the PPP in Democratic Management and f) Promotion of dialogue and incentive to participation. Based on the results obtained, we conclude that the lack of family participation in the ppp construction process was one of the main limits found. However, the interaction that democratic management proposes between the various segments was one of the most relevant possibilities highlighted by the interviewees. Based on this, we conclude that despite the challenges encountered the openness to new debates and participating subjects make the planning process more meaningful.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógico - PPPpt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectDelmiro Gouveia - Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleA Construção do Projeto Político Pedagógico de uma Escola Municipal de Delmiro Gouveia Alagoas: entre limites e possibilidadespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo investigar como se dá o processo de planejamento e construção do Projeto Político-Pedagógico - PPP, buscando analisar seus limites e possibilidades em uma escola municipal de Delmiro Gouveia –AL. Para desenvolver este trabalho utilizamos como fundamento teórico-metodológico os principais estudiosos da área como: Celso Vasconcellos, Danilo Gandin, Vitor Henrique Paro, Maximiliano Menegolla, entre outros os quais evidenciam a importância do ato de planejar durante a prática docente e organização escolar. Metodologicamente, a pesquisa foi construída de maneira qualitativa, visando compreender as diferentes percepções dos sujeitos envolvidos no processo de construção do PPP. A partir da entrevista realizada durante a pesquisa de campo, organizamos a análise em 6 categorias, as quais apresentavam relações com as perguntas da entrevista, que são elas: a) Concepção da gestão democrática; b) Relatos de experiência sobre o processo de construção da gestão democrática; c) O papel da UFAL na formação dos professores e gestores; d) Dificuldades encontradas para a elaboração do PPP na Gestão Democrática; e) Possibilidades encontradas para a elaboração do PPP na Gestão Democrática e f) Promoção do diálogo e incentivo a participação. Com base nos resultados obtidos, concluímos que a falta da participação da família no processo de construção do PPP foi um dos principais limites encontrados. Contudo, a interação que a gestão democrática propõe entre os diversos segmentos foi uma das possibilidades mais relevantes destacadas pelos entrevistados. Com base nisso, concluímos que apesar dos desafios encontrados, a abertura para novos debates e sujeitos participantes tornam o processo de planejamento mais significativo.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.