00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7722
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Habilidades e procedimentos de ensino de escrita para crianças com TEA: uma revisão
Título(s) alternativo(s): Writing teaching skills and procedures for children with TEA: a review
Autor(es): Silva, Williany dos Santos
Primeiro Orientador: Sella, Ana Carolina
metadata.dc.contributor.referee1: Mercado, Elisangela Leal de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Marques, Leonardo Brandão
Resumo: O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que acarreta atrasos e comprometimentos nas áreas de interação social e linguagem, afetando ainda a cognição, aspectos emocionais, sensoriais e motores. Dadas as dificuldades do transtorno, o processo de letramento destas pessoas, especialmente no que tange à escrita, costuma ser bastante difícil e, como consequência, as escolas não oferecem oportunidades para tal aprendizagem. Desta forma, o objetivo do presente estudo foi revisar sistematicamente artigos de intervenção psicoeducacional publicados em periódicos que tratem sobre o ensino de habilidades de escrita para crianças com TEA, sem outras comorbidades, pois é sabido que outras deficiências associadas resultam em outros déficits, os quais interferem de forma diferente na aprendizagem e no desenvolvimento infantil. A pesquisa foi realizada com delimitação temporal correspondente a 10 anos, de 2008 a 2018. Sendo realizada em três fases, interdependentes entre si: (1) leitura de revisões da literatura para escolher o problema de pesquisa, seguido de uma busca por revisões que abordassem o tema e pudessem guiar as perguntas de pesquisa a serem respondidas, (2) primeira busca com as palavras-chaves e treino dos revisores; e (3) leitura e análise dos resumos dos artigos encontrados na fase anterior. Foi possível averiguar uma lacuna existente na literatura referente a procedimentos de ensino de habilidade de escrita voltada a essa população. Ao todo foram encontrados 393 resultados, desses, foram lidos 57 resumos de artigos, dois quais apenas 6 se enquadraram nos critérios de inclusão propostos nesta pesquisa. Importante dizer que dos 393 resultados encontrados, muitos se repetiram, por isso apenas 57 artigos constam nesse trabalho.
Abstract: TCC ARTIGO
Palavras-chave: Autismo
Habilidades de escrita
Transtorno do Espectro Autista
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SILVA, Williany dos Santos. Habilidades e procedimentos de ensino de escrita para crianças com TEA: uma revisão. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7722
Data do documento: 14-ago-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Habilidades e procedimentos de ensino de escrita para crianças com TEA - uma revisão.pdf541.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.