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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7721
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Gamificação na educação especial: jogos digitais e não digitais no ensino-aprendizagem de estudantes autistas |
Título(s) alternativo(s): | Gamification in special education: digital and no-digital games in teacming-learning of autistic students |
Autor(es): | Santos, Mirella Cristina Silva dos Lima, Rita de Cássia de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Santos, Nádson Araújo dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Adriana Cavalcanti dos |
Resumo: | Este artigo teve por objetivo investigar se a escola tem utilizado (ou não) a gamificação no ensino-aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) pelo que reverberaram professores dos anos iniciais de uma escola pública municipal da cidade de Maceió - AL. A metodologia da pesquisa caracterizou-se por um estudo exploratório (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2013), com abordagem qualitativa (WELLER; PFAFF, 2013). Para a discussão teórica, apoiamo-nos em estudos de Alves, Minho e Diniz, (2014), Laurenti et al (2009), Pimentel (2017), Tolomei (2017) entre outros. Os resultados apontam que os professores reconhecem a gamificação como um recurso potencial para o trabalho com estudantes autistas. Para os docentes, os jogos digitais contribuem de maneira significativa no ensino-aprendizagem dos sujeitos com TEA. No entanto, a pesquisa revelou, pelo que reverberaram os professores, a falta de apoio nas atividades realizadas com os alunos especiais e a não oferta de formação continuada nas áreas de tecnologias digitais e gamificação, o que segundo os professores, contribuem para que eles não utilizem os jogos digitais em suas práxis. Bem como, apontam que problemas de estrutura física e a carência de profissional especializado para atendimento aos especiais, dificulta a utilização de metodologias que contemplem a gamificação e os jogos digitais na escola. |
Abstract: | TCC ARTIGO |
Palavras-chave: | Educação Especial Autismo Gamificação Jogos digitais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | SANTOS, Mirella Cristina Silva dos, LIMA, Rita De Cássia de Oliveira. Gamificação na educação especial: jogos digitais e não digitais no ensino-aprendizagem de estudantes autistas. 2020. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7721 |
Data do documento: | 22-jul-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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Gamificação na educação especial - jogos digitais e não digitais no ensino-aprendizagem de estudantes autistas.pdf | 380.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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