06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7707
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudos morfológicos: teoria, ensino e abordagem de morfologia em livros didáticos de língua portuguesa
Autor(es): Souza, Geovâneo dos Santos
Primeiro Orientador: Santos Filho, Ismar Inácio dos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Fábia Pereira da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Maria Izânjila da
Resumo: O interesse pela área e assunto discutidos nesta pesquisa surgiu em um contexto de discussões e leituras com colegas discentes no 6° período, nas aulas de Morfologia, e em monitorias, por dois semestres consecutivos, da mesma disciplina, sendo tanto as aulas quanto a monitoria sob a orientação do professor doutor Ismar Inácio dos Santos Filho, no curso de Letras-Língua Portuguesa, na Universidade Federal de Alagoas, Campus do Sertão, com atividades iniciadas em 2017.1. Nessa área, este trabalho tem como problemática a abordagem do ensino de Morfologia, especificamente o estudo e o ensino da palavra apresentados em livros didáticos, em especial no Ensino Médio, sendo o olhar lançado para livros didáticos escolhidos pela Secretaria de Educação do Estado de Alagoas para serem utilizados no triênio correspondente a 2018-2020. Assim, nesse estudo, objetivamos problematizar questões que dizem respeito a conceitos, exemplos e didática abordados em aulas sobre “palavras”. Nesse sentido, objetiva-se apontar quais os vieses teóricos e metodológicos que são tomados para o ensino de Morfologia nesses livros didáticos de Língua Portuguesa, como são organizados e apresentados, visando propor sugestões para um melhor entendimento do que é/pode ser o estudo da palavra. Nossa pesquisa trata o corpus como um “enunciado”, entendendo que esse material de análise é uma “enunciação” e, por isso, possui um caráter social, histórico, político e ideológico. Dessa maneira, realizamos a leitura enunciativo-discursiva como abordagem metodológica de análise do livro didático selecionado. Nas considerações finais, apontamos confusões e divergências sobre o tratamento que o livro didático dá às questões morfológicas, como também maneiras que melhor didatizem seu ensino e aprendizado. No embasamento teórico, dialogamos com Antunes (2012), Avelar (2014), Basílio (2013), Batista (2011), Botelho (2007), Nunes (2015), Santos Filho (2018), Souza e Silva e Koch (2009), dentre outros estudos.
Abstract: The interest for the area and subject discussed in this research arose in a context of discussions and readings with fellow students on the 6th period, in Morphology classes, and in monitoring for two consecutive semesters of the same discipline, both the classes and the monitoring were under the guidance of Professor Dr. Ismar Inácio, in the course of Letras-Português, at the Federal University of Alagoas, Campus do Sertão, these activities started in 2017.1. In this area, this work has as a problem the approach to the teaching of Morphology, in this case, the study and teaching of the word presented in textbooks, especially in High School, which were chosen by the Education Department of the State of Alagoas to be used for three years, which corresponds to 2018-2020. Thus, we aim to problematize issues that concern concepts, examples, and didactics covered in classes about “words”. In this sense, the purpose is to point out which theoretical and methodological biases are taken for the teaching of Morphology in these Portuguese language textbooks, how they are organized and presented, to propose suggestions for a better understanding of what is / can be the study of the word. Our research treats the chosen material as a statement, understanding that the material of analysis is na “enunciation”, therefore, it has a social, historical, political, and ideological character. For this reason, we use the enunciative-discursive reading as a methodological approach to the analysis of the selected textbook. In the final considerations, we point out confusion and disagreements about the treatment that textbooks give to morphological issues, as well, ways that its teaching and learning are easier for students. On the theoretical basis, we used Antunes (2012), Avelar (2014), Basílio (2013), Batista (2011), Botelho (2007), Nunes (2015), Santos Filho (2018), Souza e Silva and Koch (2009), among others.
Palavras-chave: Língua portuguesa
Morfologia
Livro didático
Ensino
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português)
Citação: SOUZA, Geovâneo dos Santos. Estudos morfológicos: teoria, ensino e abordagem de morfologia em livros didáticos de língua portuguesa. 2020. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7707
Data do documento: 6-nov-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estudos morfológicos teoria, ensino e abordagem de morfologia em livros didáticos de língua portuguesa.pdf2.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.