06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7707
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos Filho, Ismar Inácio dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5495753889796333pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Fábia Pereira da-
dc.contributor.referee2Silva, Maria Izânjila da-
dc.creatorSouza, Geovâneo dos Santos-
dc.date.accessioned2021-03-24T17:25:30Z-
dc.date.available2021-03-24-
dc.date.available2021-03-24T17:25:30Z-
dc.date.issued2020-11-06-
dc.identifier.citationSOUZA, Geovâneo dos Santos. Estudos morfológicos: teoria, ensino e abordagem de morfologia em livros didáticos de língua portuguesa. 2020. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7707-
dc.description.abstractThe interest for the area and subject discussed in this research arose in a context of discussions and readings with fellow students on the 6th period, in Morphology classes, and in monitoring for two consecutive semesters of the same discipline, both the classes and the monitoring were under the guidance of Professor Dr. Ismar Inácio, in the course of Letras-Português, at the Federal University of Alagoas, Campus do Sertão, these activities started in 2017.1. In this area, this work has as a problem the approach to the teaching of Morphology, in this case, the study and teaching of the word presented in textbooks, especially in High School, which were chosen by the Education Department of the State of Alagoas to be used for three years, which corresponds to 2018-2020. Thus, we aim to problematize issues that concern concepts, examples, and didactics covered in classes about “words”. In this sense, the purpose is to point out which theoretical and methodological biases are taken for the teaching of Morphology in these Portuguese language textbooks, how they are organized and presented, to propose suggestions for a better understanding of what is / can be the study of the word. Our research treats the chosen material as a statement, understanding that the material of analysis is na “enunciation”, therefore, it has a social, historical, political, and ideological character. For this reason, we use the enunciative-discursive reading as a methodological approach to the analysis of the selected textbook. In the final considerations, we point out confusion and disagreements about the treatment that textbooks give to morphological issues, as well, ways that its teaching and learning are easier for students. On the theoretical basis, we used Antunes (2012), Avelar (2014), Basílio (2013), Batista (2011), Botelho (2007), Nunes (2015), Santos Filho (2018), Souza e Silva and Koch (2009), among others.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectMorfologiapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.titleEstudos morfológicos: teoria, ensino e abordagem de morfologia em livros didáticos de língua portuguesapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO interesse pela área e assunto discutidos nesta pesquisa surgiu em um contexto de discussões e leituras com colegas discentes no 6° período, nas aulas de Morfologia, e em monitorias, por dois semestres consecutivos, da mesma disciplina, sendo tanto as aulas quanto a monitoria sob a orientação do professor doutor Ismar Inácio dos Santos Filho, no curso de Letras-Língua Portuguesa, na Universidade Federal de Alagoas, Campus do Sertão, com atividades iniciadas em 2017.1. Nessa área, este trabalho tem como problemática a abordagem do ensino de Morfologia, especificamente o estudo e o ensino da palavra apresentados em livros didáticos, em especial no Ensino Médio, sendo o olhar lançado para livros didáticos escolhidos pela Secretaria de Educação do Estado de Alagoas para serem utilizados no triênio correspondente a 2018-2020. Assim, nesse estudo, objetivamos problematizar questões que dizem respeito a conceitos, exemplos e didática abordados em aulas sobre “palavras”. Nesse sentido, objetiva-se apontar quais os vieses teóricos e metodológicos que são tomados para o ensino de Morfologia nesses livros didáticos de Língua Portuguesa, como são organizados e apresentados, visando propor sugestões para um melhor entendimento do que é/pode ser o estudo da palavra. Nossa pesquisa trata o corpus como um “enunciado”, entendendo que esse material de análise é uma “enunciação” e, por isso, possui um caráter social, histórico, político e ideológico. Dessa maneira, realizamos a leitura enunciativo-discursiva como abordagem metodológica de análise do livro didático selecionado. Nas considerações finais, apontamos confusões e divergências sobre o tratamento que o livro didático dá às questões morfológicas, como também maneiras que melhor didatizem seu ensino e aprendizado. No embasamento teórico, dialogamos com Antunes (2012), Avelar (2014), Basílio (2013), Batista (2011), Botelho (2007), Nunes (2015), Santos Filho (2018), Souza e Silva e Koch (2009), dentre outros estudos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estudos morfológicos teoria, ensino e abordagem de morfologia em livros didáticos de língua portuguesa.pdf2.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.