00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7560
Tipo: Dissertação
Título: Cultura maker e robótica educacional no ensino de física: desenvolvendo de um semáforo automatizado no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Maker culture and educational robotics in physics teaching: developing an automated traffic in high school
Autor(es): Araujo, Amilson
Primeiro Orientador: Serra, Kleber Cavalcanti
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Ivanderson Pereira da
metadata.dc.contributor.referee1: Fireman, Elton Casado
metadata.dc.contributor.referee2: Vilas Boas, Anderson Camatari
metadata.dc.contributor.referee3: Francisco Junior, Wilmo Ernesto
Resumo: Neste trabalho exploramos as potencialidades didáticas da robótica educacional para a construção de um projeto interdisciplinar de ensino de Física e de ensino de matemática, no contexto da educação básica. Trata-se de um relato de experiência interdisciplinar no qual evidenciou o uso de robôs na construção de semáforos temporizados de cruzamento (um para pedestres e um para carros). Essa proposta envolveu alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio, com idades entre 13 a 18 anos, da Escola Estadual Álvaro Paes, localizada na cidade de Coité do Nóia-AL. O projeto emergiu da iniciativa dos professores de Física e Matemática, em articulação com o Grupo de Robótica da Rede Estadual de Alagoas, e usou além dos conceitos de Matemática o conceito de cinemática. As atividades foram desenvolvidas aos sábados durante ano letivo de 2017. Evidenciou-se, a partir dessa experiência, que a contextualização das aulas por meio de projetos de robótica, tornam as aulas motivadoras, uma vez que os estudantes estavam envolvidos com a possibilidade de criar, a partir dos conceitos de Física e Matemática, nos momentos, envolventes e aproximam os sujeitos de um fazer científico. Como produto educacional foi elaborado um artigo com um relato de prática de um projeto de robótica desenvolvido em sala de aula, incialmente foi realizada a formação das equipes de trabalho para a construção e desenvolvimento das tarefas em classe. Em seguida os alunos participaram de aulas de robótica entendendo seus fundamentos e a sua aplicação dentro das disciplinas de Física e Matemática introduzindo o assunto de sinalização semafórica para o Semáforo de Cruzamento.
Abstract: In this study we explore the didactic potential of educational robotics for the construction of an interdisciplinary project for teaching Physics and teaching Mathematics, in the context of basic education. It is an account of interdisciplinary experience in which, through the pedagogy of projects, the use of robots in the construction of timed traffic lights (one for pedestrians and one for cars) was evidenced. This proposal involved students from the 1st, 2nd and 3rd years of high school, aged between 13 and 18 years, from the State School Álvaro Paes, located in the city of Coité do Nóia-AL. The project emerged from the initiative of teachers of Physics and Mathematics, in conjunction with the Robotics Group of the State Network of Alagoas, and in this sense took the concept of kinematics. The activities were developed on Saturdays during the academic year of 2017. It was evident, from this experience, that the contextualization of the classes through robotics projects, make the classes motivating, since the students were involved with the possibility of creating , from the concepts of Physics and Mathematics, in the moments, involving and bringing the subjects closer to a scientific practice. As an educational product, an article was prepared with an account of the practice of a robotics project developed in the classroom. Initially, the training of work teams for the construction and development of tasks in class was carried out. Then the students participated in robotics classes, understanding its fundamentals and its application within the disciplines of Physics and Mathematics, introducing the subject of traffic lights for the Traffic Light.
Palavras-chave: Cultura Maker
Robótica Educacional
Ensino de Física e Matemática
Culture Maker
Educational Robotics
Project pedagogy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: ARAÚJO, Amilson. Cultura maker e robótica educacional no ensino de física: desenvolvendo de um semáforo automatizado no ensino médio. 2020. 69 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. [Acompanha 1 Produto Educacional].
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7560
Data do documento: 14-out-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.