00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Níveis de aptidão física relacionada à saúde de escolares do 1º ano do ensino médio de uma escola pública estadual de Maceió – AL: contribuições das intervenções do Programa de Residência Pedagógica
Título(s) alternativo(s): Levels of physical fitness related to the health of high school 1st year students of a state public school of Maceió/AL: contributions of interventions of the Pedagogical Residency Program
Autor(es): Soares, Andson Silva
Primeiro Orientador: Caetano, Antonio Filipe Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Toscano, Chrystiane Vasconcelos Andrade
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Maria Elizabete de Andrade
Resumo: Níveis adequados de aptidão física (ApF) proporcionam efeitos benéficos à saúde, contudo, a diminuição dos níveis de atividade física (AF) e, consequentemente, baixos níveis de ApF se relacionam com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, bem como, ao comprometimento da capacidade funcional. O presente estudo objetivou identificar as mudanças nos níveis de aptidão física relacionada à saúde (AFRS) em escolares regularmente matriculados em turmas distintas do 1º ano do Ensino Médio (EM) de uma escola estadual pública em tempo integral da cidade de Maceió/AL. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, experimental, pré e pós teste, corte transversal, realizada com 23 escolares de ambos os sexos (11 meninos e 12 meninas), com idade média de 15 ± 0,67 anos, integrantes das turmas inseridas no Programa Residência Pedagógica (PRP). O programa de intervenção foi realizado nas aulas de Educação Física Escolar (EFE), com frequência de duas aulas semanais durante um ano letivo. Foram aplicados os testes para mensurar o índice de massa corporal (IMC); a estimativa de excesso de gordura visceral através da razão cintura e estatura (RCE); a flexibilidade através do teste de sentar e alcançar; a resistência abdominal através do número máximo de repetições em um minuto; e a aptidão cardiorrespiratória (APCR) através do teste de corrida/caminha de seis minutos, conforme o protocolo estabelecido pelo Manual de Testes e Avaliação do PROESP-Br. A análise dos dados foi efetivada através da estatística descritiva. Os resultados apontaram para o IMC (pré: 21,2kg/m2 ± 4,40kg/m2 – pós: 21,5kg/m2 ± 4,30kg/m2); para a RCE (pré: 0,4cm ± 0,05cm – pós: 0,4cm ± 0,04cm); para a flexibilidade (pré: 32,5cm ± 9,69cm – pós: 36,2cm ± 9,41cm); para a resistência abdominal (pré: 23,7rep ± 7,28rep – pós: 28,8rep ± 8,90rep) e para a APCR (pré: 850,0m ± 198,42m – pós: 881,1m ± 213,27m). Tais resultados sugerem que os escolares avaliados apresentaram índices satisfatórios, encontrando-se em sua maioria dentro da zona saudável (ZS), para a RCE e flexibilidade. Em contrapartida, identificou-se que para o IMC houve uma estreita melhora, ao mesmo tempo em que se evidenciaram escolares na zona de risco à saúde (ZRS) para a resistência abdominal e para a APCR. Diante de tais fatos, constatou-se que somente a participação nas aulas do programa de intervenção não foram suficientes para promover níveis satisfatórios em todas as variáveis. Sobretudo, ao analisar o escores inicias e finais detectou-se que para ambos os sexos o programa de intervenção teve efeitos positivos sobre todos os componentes da AFRS, contribuindo de forma relevante para promover benefícios para a qualidade de vida e minimizar as condições de risco à saúde dos escolares.
Abstract: Adequate levels of physical fitness (ApF) provide beneficial health effects, however, the decrease in levels of physical activity (PA) and, consequently, low levels of ApF are related to the development of cardiovascular diseases, obesity, diabetes, as well as, impairment of functional capacity. The present study aimed to identify changes in the levels of health-related physical fitness (AFRS) in students regularly enrolled in classes other than the 1st year of high school (MS) at a public full-time state school in the city of Maceió / AL. This is a quantitative, experimental, pre- and post-test, cross-sectional study, carried out with 23 students of both sexes (11 boys and 12 girls), with an average age of 15 ± 0.67 years, members of the classes inserted in the Pedagogical Residence Program (PRP). The intervention program was carried out in School Physical Education (EFE) classes, with a frequency of two weekly classes during an academic year. Tests were applied to measure the body mass index (BMI); the estimate of excess visceral fat through the waist and height ratio (RCE); flexibility through the sit and reach test; abdominal resistance through the maximum number of repetitions in one minute; and cardiorespiratory fitness (APCR) through the six- minute running / walking test, according to the protocol established by the PROESP-Br Manual of Tests and Evaluation. Data analysis was carried out using descriptive statistics. The results pointed to the BMI (pre: 21.2 kg / m2 ± 4.40 kg / m2 - post: 21.5 kg / m2 ± 4.30 kg / m2); for the CER (pre: 0.4cm ± 0.05cm - post: 0.4cm ± 0.04cm); for flexibility (pre: 32.5cm ± 9.69cm - post: 36.2cm ± 9.41cm); for abdominal resistance (pre: 23.7rep ± 7.28rep - post: 28.8rep ± 8.90rep) and for APCR (pre: 850.0m ± 198.42m - post: 881.1m ± 213.27m) . Such results suggest that the evaluated students presented satisfactory rates, being mostly within the healthy zone (ZS), for the CER and flexibility. On the other hand, it was identified that for the BMI there was a narrow improvement, at the same time as schoolchildren in the health risk zone (ZRS) for abdominal resistance and for CRP. Given these facts, it was found that only participation in classes in the intervention program was not sufficient to promote satisfactory levels in all variables. Above all, when analyzing the initial and final scores, it was found that for both sexes the intervention program had positive effects on all components of the AFRS, contributing in a relevant way to promote benefits for the quality of life and to minimize the risk conditions to school health.
Palavras-chave: Universidade Federal de Alagoas. Instituto de Educação Física e Esporte. Programa de Residência Pedagógica
Aptidão física
Saúde
Educação física - Ensino médio
Physical fitness
Health
Pedagogical Residency
High school
School physical education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física
Citação: SOARES, Andson Silva. Níveis de aptidão física relacionada à saúde de escolares do 1º ano do ensino médio de uma escola pública estadual de Maceió – AL: contribuições das intervenções do Programa de Residência Pedagógica. 2020. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7488
Data do documento: 29-jul-2020
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