00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - ARQUITETURA E URBANISMO - FAU
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Anteprojeto arquitetônico de um Colégio de Aplicação para o Campus A. C. Simões da Universidade Federal de Alagoas
Título(s) alternativo(s): Laboratory school architecture design development for Campus A.C. Simoes in Federal University of Alagoas
Autor(es): Santos, Allan Henrique Silva dos
Primeiro Orientador: Sarmento, Thaísa Francis César Sampaio
metadata.dc.contributor.referee1: Batista, Juliana Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Dilson Batista
metadata.dc.contributor.referee3: Chagas Jr, Vivaldo Ferreira
Resumo: Recentemente, no Brasil, têm sido traçados caminhos para distanciar escolas de métodos pedagógicos tradicionais, baseados em autoridade, subserviência e memorização de informações, características refletidas em projetos arquitetônicos monótonos e pouco flexíveis. Colégios de Aplicação (CAPs) se inserem nesse contexto enquanto instituições dedicadas ao aprimoramento da formação pedagógica e experimentação de novas práticas de ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho é desenvolver o anteprojeto arquitetônico de um Colégio de Aplicação para a UFAL, no Campus A.C. Simões, com o intuito de contribuir com um espaço público para práticas pedagógicas inovadoras na cidade de Maceió-AL. A revisão de literatura inclui conceitos básicos de Arquitetura Escolar, noções de conforto ambiental para ambientes de ensino-aprendizagem, exemplos de instituições escolares inovadoras e criativas, e estudos de especialistas, que subsidiaram a síntese de diretrizes projetuais para escolas do Século XXI. Foi realizada, também, pesquisa com estudantes e professores de seis escolas públicas de Maceió, buscando conhecer e caracterizar o público-alvo da edificação proposta. O anteprojeto apresenta características de flexibilidade, criatividade, estímulo ao convívio e à aprendizagem, e espaços projetados visando contemplar diversas formas de aprendizagem em consonância com a diversidade de pessoas. A arquitetura do CAP também destaca a cultura local e reforça o contato com espaços verdes, respondendo não apenas às demandas físicas do espaço escolar, mas, também, ao impacto psicopedagógico que este exerce no usuário.
Abstract: Recently, in Brazil, there has been many attempts to set new schools apart from traditional pedagogical methods, which are based on authority, subservience and memorization, characteristics that result in monotonous and inflexible architecture projects. Laboratory Schools fit this context as institutions dedicated to improving pedagogical training and experimenting with new teaching-learning practices. The objective of this monography is to develop the architectural project of a Laboratory School for UFAL, set to be located at Campus A.C. Simões, in order to contribute with a public space for innovative pedagogical practices in the city of Maceió-AL. The literature review included basic concepts of Educational Architecture, notions of environmental comfort for learning spaces, examples of innovative and creative schools, and experts’ studies that served as the basis for a summary of design guidelines for 21st century schools. A research was also conducted with students and teachers from six public schools in Maceió, aiming to get to know and the target audience of the proposed building. The designed building has, as main characteristics, flexibility, creativity, spaces that encourage socializing and learning, and spaces designed to accommodate many modalities of learning that suit the diversity of people. The architecture also highlights the local culture and reinforces contact with green spaces, responding not only to physical demands of the educational space, but also to the psychopedagogical influence that it has on users.
Palavras-chave: Edifícios escolares - Inovação
Aprendizagem centrada no aluno
Anteprojeto arquitetônico
Educational architecture
Student-centered learning
Innovation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETOS DA EDIFICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Arquitetura e Urbanismo
Citação: SANTOS, Allan Henrique Silva dos. Anteprojeto arquitetônico de um Colégio de Aplicação para o Campus A. C. Simões da Universidade Federal de Alagoas. 2020. 147 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7480
Data do documento: 6-ago-2020
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