00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - ARQUITETURA E URBANISMO - FAU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sarmento, Thaísa Francis César Sampaio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7829747399228061pt_BR
dc.contributor.referee1Batista, Juliana Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5219320875826842pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Dilson Batista-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2982425492293775pt_BR
dc.contributor.referee3Chagas Jr, Vivaldo Ferreira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5976448992296350pt_BR
dc.creatorSantos, Allan Henrique Silva dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3978906301019006pt_BR
dc.date.accessioned2021-01-25T18:26:08Z-
dc.date.available2021-01-18-
dc.date.available2021-01-25T18:26:08Z-
dc.date.issued2020-08-06-
dc.identifier.citationSANTOS, Allan Henrique Silva dos. Anteprojeto arquitetônico de um Colégio de Aplicação para o Campus A. C. Simões da Universidade Federal de Alagoas. 2020. 147 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7480-
dc.description.abstractRecently, in Brazil, there has been many attempts to set new schools apart from traditional pedagogical methods, which are based on authority, subservience and memorization, characteristics that result in monotonous and inflexible architecture projects. Laboratory Schools fit this context as institutions dedicated to improving pedagogical training and experimenting with new teaching-learning practices. The objective of this monography is to develop the architectural project of a Laboratory School for UFAL, set to be located at Campus A.C. Simões, in order to contribute with a public space for innovative pedagogical practices in the city of Maceió-AL. The literature review included basic concepts of Educational Architecture, notions of environmental comfort for learning spaces, examples of innovative and creative schools, and experts’ studies that served as the basis for a summary of design guidelines for 21st century schools. A research was also conducted with students and teachers from six public schools in Maceió, aiming to get to know and the target audience of the proposed building. The designed building has, as main characteristics, flexibility, creativity, spaces that encourage socializing and learning, and spaces designed to accommodate many modalities of learning that suit the diversity of people. The architecture also highlights the local culture and reinforces contact with green spaces, responding not only to physical demands of the educational space, but also to the psychopedagogical influence that it has on users.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEdifícios escolares - Inovaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem centrada no alunopt_BR
dc.subjectAnteprojeto arquitetônicopt_BR
dc.subjectEducational architecturept_BR
dc.subjectStudent-centered learningpt_BR
dc.subjectInnovationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETOS DA EDIFICACAOpt_BR
dc.titleAnteprojeto arquitetônico de um Colégio de Aplicação para o Campus A. C. Simões da Universidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.title.alternativeLaboratory school architecture design development for Campus A.C. Simoes in Federal University of Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoRecentemente, no Brasil, têm sido traçados caminhos para distanciar escolas de métodos pedagógicos tradicionais, baseados em autoridade, subserviência e memorização de informações, características refletidas em projetos arquitetônicos monótonos e pouco flexíveis. Colégios de Aplicação (CAPs) se inserem nesse contexto enquanto instituições dedicadas ao aprimoramento da formação pedagógica e experimentação de novas práticas de ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho é desenvolver o anteprojeto arquitetônico de um Colégio de Aplicação para a UFAL, no Campus A.C. Simões, com o intuito de contribuir com um espaço público para práticas pedagógicas inovadoras na cidade de Maceió-AL. A revisão de literatura inclui conceitos básicos de Arquitetura Escolar, noções de conforto ambiental para ambientes de ensino-aprendizagem, exemplos de instituições escolares inovadoras e criativas, e estudos de especialistas, que subsidiaram a síntese de diretrizes projetuais para escolas do Século XXI. Foi realizada, também, pesquisa com estudantes e professores de seis escolas públicas de Maceió, buscando conhecer e caracterizar o público-alvo da edificação proposta. O anteprojeto apresenta características de flexibilidade, criatividade, estímulo ao convívio e à aprendizagem, e espaços projetados visando contemplar diversas formas de aprendizagem em consonância com a diversidade de pessoas. A arquitetura do CAP também destaca a cultura local e reforça o contato com espaços verdes, respondendo não apenas às demandas físicas do espaço escolar, mas, também, ao impacto psicopedagógico que este exerce no usuário.pt_BR
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