00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7478
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Eliana Kefalás-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7409165890861097pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Susana Souto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6356306442921117pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Francisco Jadir Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3670288669681332pt_BR
dc.creatorSouza, Mores Fernando de-
dc.date.accessioned2021-01-25T18:08:38Z-
dc.date.available2021-01-18-
dc.date.available2021-01-25T18:08:38Z-
dc.date.issued2020-06-26-
dc.identifier.citationSOUZA, Mores Fernando de. A crônica no ensino de literatura: experiências de leitura em sala de aula. 2020. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7478-
dc.description.abstract.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectCrônicapt_BR
dc.subjectEnsino de Literaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleA crônica no ensino de literatura: experiências de leitura em sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNo presente artigo, procurou-se analisar o trabalho com o gênero crônica no ensino de literatura, à luz do conceito de letramento literário (COSSON, 2018) tendo em vista a importância de se estabelecer o contato com a obra literária na formação do leitor (BRASIL, 2006). Para isso, pesquisamos e relatamos alguns trabalhos de dissertações de mestrandos, que fizeram pesquisas cujo foco foi a exploração do gênero crônica em sala de aula, além do relato de experiência realizada no estágio curricular. Buscamos, através da exposição de métodos e sequências didáticas usadas por esses pesquisadores e na prática de estágio, fazer uma análise de como e quais as principais metodologias foram utilizadas para a formação de leitores literários. Observamos que o gênero crônica contribui significativamente para a prática da leitura escolar, quando se trata de letramento literário, melhorando a compreensão leitora, o prazer pela leitura, o conhecimento do gênero e de outros, desenvolvendo a criticidade e até a produção textual.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A crônica no ensino de literatura - experiências de leitura em sala de aula.pdf621.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.