Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7478
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Eliana Kefalás | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7409165890861097 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Susana Souto | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6356306442921117 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Francisco Jadir Lima | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3670288669681332 | pt_BR |
dc.creator | Souza, Mores Fernando de | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-25T18:08:38Z | - |
dc.date.available | 2021-01-18 | - |
dc.date.available | 2021-01-25T18:08:38Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-26 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Mores Fernando de. A crônica no ensino de literatura: experiências de leitura em sala de aula. 2020. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7478 | - |
dc.description.abstract | . | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Letras(Português) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.subject | Crônica | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Literatura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.title | A crônica no ensino de literatura: experiências de leitura em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | No presente artigo, procurou-se analisar o trabalho com o gênero crônica no ensino de literatura, à luz do conceito de letramento literário (COSSON, 2018) tendo em vista a importância de se estabelecer o contato com a obra literária na formação do leitor (BRASIL, 2006). Para isso, pesquisamos e relatamos alguns trabalhos de dissertações de mestrandos, que fizeram pesquisas cujo foco foi a exploração do gênero crônica em sala de aula, além do relato de experiência realizada no estágio curricular. Buscamos, através da exposição de métodos e sequências didáticas usadas por esses pesquisadores e na prática de estágio, fazer uma análise de como e quais as principais metodologias foram utilizadas para a formação de leitores literários. Observamos que o gênero crônica contribui significativamente para a prática da leitura escolar, quando se trata de letramento literário, melhorando a compreensão leitora, o prazer pela leitura, o conhecimento do gênero e de outros, desenvolvendo a criticidade e até a produção textual. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A crônica no ensino de literatura - experiências de leitura em sala de aula.pdf | 621.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.