Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7467
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Caminhos teóricos para uma pedagogia da infância: um estudo das bases epistemológicas |
Autor(es): | Silva, Elidyane Verçosa de Oliveira Trindade, Mylena Carla Lima Santos |
Primeiro Orientador: | Aderne, Aline da Silva Ferreira |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Silva, Bruno Rogério Duarte da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cardoso, Lilian Barbara Cavalcanti |
metadata.dc.contributor.referee2: | Dias, Amanda da Silva Ferreira |
Resumo: | A condição da Educação Infantil no Brasil na atualidade mostra, cada vez mais, a necessidade da construção de conhecimentos relativos à Pedagogia que é projetada no cotidiano das instituições de ensino do país. Dentro desse contexto, por meio de pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e documental, buscamos neste artigo, intitulado “CAMINHOS TEÓRICOS PARA UMA PEDAGOGIA DA INF NCIA: um estudo das bases epistemológicas”, evidenciar, a partir de fundamentações teóricas e legais caminhos para a construção de uma Pedagogia da infância transformadora. Em que a criança seja reconhecida como um sujeito de direitos e protagonistas do seu próprio processo de desenvolvimento. Partindo do pressuposto da relevância da compreensão de criança e infância para uma melhor atuação nas práticas pedagógicas, onde de fato, suas necessidades sejam atendidas, trazemos concepções referentes à temática em questão. Serão abordados também conceitos de estudiosos renomados da área que surgem como contribuições para a construção de uma nova Pedagogia para a infância, favorecendo deste modo conquistas no âmbito da Educação Infantil. Ademais, discorre-se acerca dos documentos de referência do MEC, uma vez que, se a proposta trazida por eles for adotada, haverá a possibilidade de ser estabelecida uma prática da EI voltada para uma visão da criança como ser ativo, construtor de conhecimentos, referente ao mundo e a si própria. Logo, considera-se que os componentes analisados ao longo do texto são imprescindíveis para a construção de uma Pedagogia para a infância, de fato, significativa, consequentemente, uma Educação Infantil de qualidade. |
Abstract: | ARTIGO |
Palavras-chave: | Criança Educação Infantil Pedagogia da Infância Infância |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia Ensino a Distância |
Citação: | SILVA, Elidyane Verçosa de Oliveira, TRINDADE, Mylena Carla Lima Santos. 2020. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7467 |
Data do documento: | 29-mai-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Caminhos teóricos para uma pedagogia da infância - um estudo das bases epistemológicas.pdf | 369.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.