00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MÚSICA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7416
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A criança, a música e os ritmos nordestinos
Título(s) alternativo(s): The child, the music and the northeastern rhythms
Autor(es): Santos, José Paulo Edjanei dos
Primeiro Orientador: Teixeira, Ziliane Lima de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Débora Borges da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, José Guido Dantas Lessa da
Resumo: Nos últimos anos, a articulação da Música com a Educação Infantil vem se estreitando e ganhando qualidade. Isso seu deu devido às alterações realizadas em documentos oficiais que asseguram a inserção da música no Currículo Educacional e reconhecem a criança como sujeito de direito, protagonista e produtora de cultura. A criança é um sujeito dotado de potencialidade e para o seu pleno desenvolvimento necessita ter contato desde a tenra idade com as diversas linguagens, a oral, escrita, corporal, cultural, visual, sonora e artísticas. O presente trabalho traz reflexões sobre a música e suas contribuições para o desenvolvimento infantil. O objetivo do estudo foi elaborar um material pedagógico que possibilitasse a inserção dos ritmos nordestinos no repertório de música infantil.
Abstract: In last years, the articulation of Music with Early Childhood Education has been narrowing and gaining quality, due to the changes made in oficial documents that ensure the insertion of nusic in the Educational Curriculum and recognize the child as a subject of law, protagonista and culture producer. The child is a subject with potentiality and for its full development needs to have contact from na early age with various languages, oral. Written, body, culture, visual, sound and artisic. This paper brings reflections on music and its contributions to child development. The aim of the study was to elaborate a pedagogical material that would allow the insertion of northeastern rhythms in the repertoire rhythms in the repertoire of children”s music.
Palavras-chave: Musicalização
Educação infantil
Ritmo (Música) - Brasil, Nordeste
Musicalization
Childhood Education
Northeastern Rhythms
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Música
Citação: SANTOS, José Paulo Edjanei dos. A criança, a música e os ritmos nordestinos. 2020. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7416
Data do documento: 3-fev-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MÚSICA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A criança, a música e os ritmos nordestinos.pdf2.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.