00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MÚSICA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7416
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Teixeira, Ziliane Lima de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7147192340583707pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Débora Borges da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3263967529219673pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, José Guido Dantas Lessa da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4192383877843269pt_BR
dc.creatorSantos, José Paulo Edjanei dos-
dc.date.accessioned2021-01-13T03:34:14Z-
dc.date.available2021-01-11-
dc.date.available2021-01-13T03:34:14Z-
dc.date.issued2020-02-03-
dc.identifier.citationSANTOS, José Paulo Edjanei dos. A criança, a música e os ritmos nordestinos. 2020. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7416-
dc.description.abstractIn last years, the articulation of Music with Early Childhood Education has been narrowing and gaining quality, due to the changes made in oficial documents that ensure the insertion of nusic in the Educational Curriculum and recognize the child as a subject of law, protagonista and culture producer. The child is a subject with potentiality and for its full development needs to have contact from na early age with various languages, oral. Written, body, culture, visual, sound and artisic. This paper brings reflections on music and its contributions to child development. The aim of the study was to elaborate a pedagogical material that would allow the insertion of northeastern rhythms in the repertoire rhythms in the repertoire of children”s music.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMusicalizaçãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectRitmo (Música) - Brasil, Nordestept_BR
dc.subjectMusicalizationpt_BR
dc.subjectChildhood Educationpt_BR
dc.subjectNortheastern Rhythmspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.titleA criança, a música e os ritmos nordestinospt_BR
dc.title.alternativeThe child, the music and the northeastern rhythmspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNos últimos anos, a articulação da Música com a Educação Infantil vem se estreitando e ganhando qualidade. Isso seu deu devido às alterações realizadas em documentos oficiais que asseguram a inserção da música no Currículo Educacional e reconhecem a criança como sujeito de direito, protagonista e produtora de cultura. A criança é um sujeito dotado de potencialidade e para o seu pleno desenvolvimento necessita ter contato desde a tenra idade com as diversas linguagens, a oral, escrita, corporal, cultural, visual, sonora e artísticas. O presente trabalho traz reflexões sobre a música e suas contribuições para o desenvolvimento infantil. O objetivo do estudo foi elaborar um material pedagógico que possibilitasse a inserção dos ritmos nordestinos no repertório de música infantil.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MÚSICA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A criança, a música e os ritmos nordestinos.pdf2.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.