00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: “Nova” Base Nacional Comum para a Formação de Professores:a retomada da pedagogia das competências
Autor(es): Vilasboas, Priscila Caroline
Primeiro Orientador: Gama, Carolina Nozella
metadata.dc.contributor.referee1: Sales, Mônica Patricia da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Katia Maria Silva de
Resumo: Este artigo vislumbrou analisar as concepções de formação expressas na Resolução CNE/CP no 02/2015 e na Base Nacional Comum para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica (2019). A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa, com enfoque na pesquisa documental. A metodologia nos proporcionou analisar documentos oficiais e o entendimento com base nos autores referência da área. O aporte teórico que subsidiou a análise se apoia nos principais autores Garrido (1999, 2002, 2004 e 2006), Anfope (2018 e 2019) e nos marcos legais relativos a formação de professores, sendo eles: Resolução CNE/CP no 02/2015 e Base Nacional Comum para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica (2019). A visto disso, compreendemos que há diferenças entre uma proposta formativa e outra, sendoResolução CNE/CP no 02/2015, destaca como um documento que foi amplamente discutido com professores e pesquisadores, que propõe uma formação que esteja baseada na transformação das desigualdades e reitera seu compromisso com uma educação emancipatória. Já a nova Base Nacional Comum para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica (2019), vem ao contrário, desde de sua construção, sendo produzida em passos aligeirados, e por organizações que ressaltam o caráter privativo e empresarial da educação, o documento tem uma concepção de formação sustentado na perspectiva de competências e habilidades, que visam o desenvolvimento de professores reprodutivistas, instituindo que o currículo de formação deve se basear na predominantemente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).Os resultados alcançados com esse artigo subsidiam discussões sobre mudanças efetivas dos currículos dos cursos de formação, tendo como cerne a disputa por projetos de formação de professores antagônicos, proporcionando reflexões com relação a formação e a educação.
Abstract: This article aimed to analyze the conceptions of training expressed in Resolution CNE / CP no 02/2015, and in the Common National Base for the Initial and Continuing Formation of Teachers of Basic Education (2019). The methodological approach used was qualitative, with a focus on documentary research. The methodology allowed us to analyze official documents and the understanding based on the reference authors of the area. The theoretical contribution that supported the analysis is based on the main authors Garrido (1999, 2002, 2004 and 2006), Anfope (2018 and 2019) and on the legal frameworks related to teacher training, namely: Resolution CNE / CP no 02/2015 and Common National Base for Initial and Continuing Education for Basic Education Teachers (2019). In view of this, we understand that there are differences between one training proposal and another, being Resolution CNE / CP no 02/2015, highlights as a document that was widely discussed with teachers and researchers, which proposes atraining that is based on the transformation of inequality and reiteratesits commitment to an emancipatory education. The new Common National Base for the Initial and Continuing Formation of Teachers of Basic Education (2019), comes in reverse, since its 8 construction, being produced in light steps, and by organizations that emphasize the private and entrepreneurial character, the document has a conception of training sustained from the perspective of competences and skills, which enable the development of reproductive teachers, establishing that the training curriculum should be based exclusively on the National Common Curricular Base (BNCC). The results achieved with this article support discussions about changes curricula of training courses, with the training of teachers as the core, therefore the article provides reflections regarding training and education that leads to its emancipation.
Palavras-chave: Formação de professores
BNCC
Pedagogia
Teacher training
Pedagogy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: VILASBOAS, Priscila Caroline. “Nova” Base Nacional Comum para a Formação de Professores:a retomada da pedagogia das competências. 2020. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7396
Data do documento: 17-fev-2020
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