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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7345
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O Programa Mais Educação e educação integral: contribuições do pensamento de Anísio Teixeira |
Autor(es): | Silva, Juliana dos Santos |
Primeiro Orientador: | Silva, Sandra Regina Paz da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Edlene Cavalcanti |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Vanessa Sátiro dos |
Resumo: | A presente monografia investiga o Programa Mais Educação como política pública de ampliação do tempo escolar e indução da Educação Integral no Brasil, estabelecendo e refletindo as relações entre o programa e os ideais de Anísio Teixeira. O objetivo principal é analisar as contribuições de Teixeira para as concepções e intencionalidades de educação integral que o referido programa defende. O trabalho está dividido em três capítulos: no primeiro capítulo, procuro apresentar as contribuições de Anísio Teixeira para a Educação Integral; no segundo, analiso os documentos oficiais e normativos do Programa Mais Educação; e, por fim, no terceiro capítulo, problematizo o Programa Mais Educação a partir das contribuições de Teixeira. A pesquisa foi realizada por meio de análise documental na qual foram usados documentos oficiais do MEC como, por exemplo, a série Mais Educação, além da obra de Anísio Teixeira “Educação não é privilégio”. O instrumento metodológico utilizado foi um levantamento bibliográfico de autores como Teixeira (1974), Miguel (2012), Gonçalves (2006) Santos (2017) e a Série Mais Educação (2009). Os resultados obtidos nos permitiram rever conceitos, questionamentos e interpretações acerca da educação em tempo integral defendida tanto pelo programa, quanto pelos autores supracitados. Através desta pesquisa, foi possível perceber que o PMEd traz fortes marcas do pensamento de Teixeira, contudo, cabe ressaltar que o referido programa carece, ainda, de estudos aprofundados – a fim de melhorar suas condições de funcionamento - por parte dos governantes e estudiosos da área da educação para que, assim, o programa supere seu mero papel de “mais uma experiência de educação de tempo integral” e torne-se, de fato, a educação integral pregada por Anísio Teixeira. |
Palavras-chave: | Educação Integral Política pública Programa Mais Educação Ampliação escolar |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | SILVA, Juliana dos Santos. O Programa Mais Educação e educação integral: contribuições do pensamento de Anísio Teixeira. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7345 |
Data do documento: | 3-mai-2019 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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