00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Tese
Título: O discurso de formação das trabalhadoras enfermeiras no Brasil: a afirmação da farsa em sua negação
Título(s) alternativo(s): The educational training discourse of nursing workers in Brasil: The affirmation of the farce in its denial
Autor(es): Cavalcanti, Fillipe Manoel Santos
Primeiro Orientador: Amaral, Maria Virgínia Borges
metadata.dc.contributor.referee1: Lacks, Solange
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Cristiane Gomes de
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Sóstenes Ericson Vicente da
metadata.dc.contributor.referee4: Silva Sobrinho, Helson Flavio da
Resumo: Esta tese tem como objetivo analisar o discurso de formação de enfermeiras no Brasil, oficializado nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem (DCENF) e sua função social no capitalismo em crise. O corpus desse estudo foi extraído de documentos oficializados nos quais circulam os discursos pretendidos sobre o perfil profissional e as propostas pedagógicas de construção desse perfil que culminariam nas DCENF de 2001. As análises foram realizadas a partir do método dialético de Marx e dos pressupostos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso, inaugurada por Michel Pêcheux. A tese propõe uma discussão sobre o tecnicismo à sombra das bases materiais da reprodução capitalista, afirmando a relação indissociável entre a fetichização da técnica e a acumulação e expansão do capital. Demonstra a co-determinação entre tecnicismo e positivismo, este último na qualidade de ideologia teórica que se sustenta na produção de conhecimentos orientados pela racionalidade fetichizada da técnica. Foi realizado um resgate histórico dos currículos mínimos de formação das enfermeiras brasileiras, no qual foi exposta a determinação tecnicista e positivista desses currículos. Quando analisados os discursos sobre a formulação e implementação das DCENF, identificou-se como farsa o processo que mascarou o discurso tecnicista sob uma roupagem de termos humanísticos. As análises apresentadas neste trabalho permitem considerar que as DCENF, aparentemente, apontam para uma contraposição à formação tecnicista. Todavia, este apontamento é apenas um efeito, não a realidade em si. Quando tal documento é analisado numa perspectiva discursiva materialista, vê-se a constituição da materialização de um discurso que, em seus efeitos de sentido, tenta ocultar as imposições do capital em crise à formação em enfermagem no país. Nesse sentido, se expressam nas DCENF as contradições de um discurso que se pretende alinhado a uma formação de base humanista, nos termos aparentes das referidas Diretrizes, enquanto reproduzem os efeitos ideológicos da histórica supremacia da técnica na formação das trabalhadoras enfermeiras no Brasil.
Abstract: This thesis has as main objective to analyze the speech training of nurses in Brazil officially in the National Curricular Guidelines of the Nursing Undergraduate Course (DCENF) and its social function in capitalism in crisis. The corpus of this study was extracted from documents made official in which circulate the desired speeches about the professional profile and the pedagogical proposals for construction of this profile that culminate in the DCENF of 2001. The analyzes were performed from the dialectical method of Marx and of theoretical and methodological assumptions of Discourse Analysis inaugurated by Michel Pêcheux. The thesis proposes a discussion about the technicality to spare the material bases of capitalist reproduction, affirming the inseparable relationship between the fetishization of technique and the accumulation and expansion of capital. Demonstrates the co-determination between technicality and positivism, the latter quality of theoretical ideology that underpins the production of knowledge driven by rationality the technique. It was done a historic rescue of minimum training curricula of nurses in Brazil, which has been exposed to a technicist and positivist determination of these curricula. When analyzed the speeches on the formulation and implementation of DCENF, identified as farce the process that masked the discourse technicist under a guise of humanistic terms. The analyzes conducted in this study allow you to consider that the DCENF, apparently, seem to point to a contraposition to the Technicist training. However, this note is only an effect, not the reality itself. When this document is analyzed in a discursive perspective materialist, it is the constitution of the materialisation of a discourse that, in their effects of meaning, tries to hide the charges of capital in crisis the training in nursing in the country. In this sense, are expressed in the DCENF the contradictions of a discourse that if you want aligned to a formation of humanist basis, in accordance with the apparent of these Guidelines, while reproduce the ideological effects of historic supremacy of technique in the training of female nurses.
Palavras-chave: Análise do discurso
Formação profissional
Enfermagem
Farsa
Contradição
Discourse
Professional training
Nursing
Contradiction
Farce
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura
Citação: CAVALCANTI, Fillipe Manoel Santos. O discurso de formação das trabalhadoras enfermeiras no Brasil: a afirmação da farsa em sua negação. 2020. 166 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7279
Data do documento: 29-mai-2020
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