Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7214
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Relato de experiência vivenciada e permeada pela interdisciplinaridade nas séries iniciais do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | TCC Artigo graduação |
Autor(es): | Costa, Ilma Vieira Silva, Marina Santos da |
Primeiro Orientador: | Barros, Abdizia Maria Alves |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cavalcante, Valéria Campos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Raggi, Mariana Guedes |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo relatar a experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado IV do curso de licenciatura em Pedagogia do CEDU/UFAL ao desenvolvermos o Projeto Pedagógico “O lixo e sua destinação por reciclagem” através de uma perspectiva interdisciplinar, envolvendo a área de Educação ambiental nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Abordando a importância da experiência e realidade. Os critérios são de pesquisa fundamentada por Metodologia Qualitativa, tendo como abordagem de pesquisa o Relato de experiência. Como referencial teórico contamos com o apoio de Lück (2013), Fazenda (1996), Pádua (2012), Zanella (2013), Minayo (2011), Vieira (2007) entre outros. A partir da análise dos resultados obtidos, podemos constatar que o uso da perspectiva interdisciplinar em espaço escolar possibilita um ensino sem fragmentação entre os conhecimentos, tornando a aprendizagem mais contextualizada e consequentemente mais significativa para as crianças. |
Abstract: | ARTIGO TCC |
Palavras-chave: | Interdisciplinaridade Projeto pedagógico Preservação ambiental Estágio supervisionado |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | COSTA, Ilma Vieira, SILVA, Marina Santos da. Relato de experiência vivenciada e permeada pela interdisciplinaridade nas séries iniciais do ensino fundamental. 2020. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7214 |
Data do documento: | 24-out-2019 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relato de experiência vivenciada e permeada pela interdisciplinaridade nas séries iniciais do ensino fundamental.pdf | 483.85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.